Como já era de se esperar, o Agravo de Instrumento da Comarca de Itaituba, de nº 2011.3.002376-0 contra o prefeito de Itaituba, Valmir Climaco, foi arquivado em Julgamento de hoje do tribunal de justiça do estado. Por unanimidade de votos o prefeito ganhou a questão. O voto da relatora Helen Farah, e os argumentos do advogado Sabatto Rosset, foram fundamentais para a vitoria.  
 O que estava sendo julgado era ainda o pedido de afastamento do prefeito do cargo feito há meses atrás pelo ministério publico, que foi derrubado por um mandado de segurança.  Os desembargadores iriam decidir no caso se o prefeito respondia as denuncias no cargo ou não.
 O fato é que passaram-se os seis meses solicitados pelo MP para afastamento do cargo, e não houve justificativa para manter o pedido baseado nas prerrogativas jurídicas. No entanto, o promotor Mauri virgulino, explicou que a decisão apenas mantém o prefeito no cargo, mais as denuncias promovidas pelo ministério publico continuarão a ser apuradas.
 O prefeito Walmir Clímaco desembarca amanha de Itaituba, aliviado com a noticia e pretende reunir sua equipe para comemorar o resultado.
         

 A diretoria do PSB, anuncia hoje seu desligamento oficial do grupo do prefeito Walmir Clímaco. O anúncio será feito em uma entrevista coletiva às 16 horas, na residência do presidente do partido Daniel Soare. O PSB já entregou o único cargo que possuía no governo, à defesa civil ocupada por Pedro Dhias. As lideranças da sigla afirmam que acordos políticos não foram cumpridos, e não concordam com atitudes centralizadoras adotadas pela atual administração. Um dos desejos do partido no atual governo sempre foi à secretaria de infra estrutura, mais o pedido nunca foi aceito. O PSB promete Lançar candidatura própria nas próximas eleições, mais ainda não apresentou nome de expressão para isso.       
  O promotor Mauri Lameira Virgulino, falou hoje ao blog sobre julgamento do agravo de instrumento, impetrado pelo ministério público contra a administração municipal. Os argumentos entrarão em pauta nesta quinta feira, no colegiado do tribunal de justiça do estado.
A cerca de seis meses, o Ministério Público conseguiu junto a justiça local, o afastamento do prefeito Walmir Clímaco , alegando supostas irregularidades cometidas em secretarias municipais e órgãos de transito, o MP denunciou ainda atitudes que dificultavam as investigações. O prefeito conseguiu em instancia superior um mandado de segurança, que o reintegrou ao cargo onde permanece ate hoje.
 Segundo o promotor o que será julgado não são ainda as denuncias , mais prioritariamente se Walmir, responde pelas denuncias no cargo ou não. Mas o promotor demonstrou que há pouca possibilidade disso acontecer em virtude do prazo prolongado.          

 As investigações tiveram inicio no mês de maio desse ano com a finalidade de combater o trafico de droga na região.  Nesse trabalho a policia civil de Itaituba também contou com parcerias do ministério publico e do judiciário que expediu os mandados de prisão preventiva contra os acusados. Pelo menos 24 policiais entre delegados e investigadores de Itaituba e Santarém participaram da operação realizada na manhã de hoje.

                                           HOMENAGEM MERECIDA A ELIAS LEÃO
 A sala verde da SEMMA ganhou o nome de Elias leão, o geólogo que morreu há dois anos atuou diretamente na pasta nos vários cargos de diretoria. Elias leão, defendeu o meio ambiente e a legalização das áreas garimpeiras da região. Um slide preparado para o encontro mostrou imagens da trajetória dele na SEMMA. O encontro contou com a presença de amigos, profissionais da área e da viúva de Elias. O secretario de mineração Ivo Lubrina, falou do legado deixado pelo profissional. O presidente da AMOT José Antunes, também destacou a grande contribuição de Elias Leão para a mineração e o meio ambiente.