O mais novo Partido do Brasil, o PSDB é alvo de cobiça em varias cidades e não é diferente em Itaituba. A sigla dissidente do democrata(DEM)promete ser uma nova vertente na política Brasileira, mas acima de tudo um escape político com vistas as eleições municipais de 2012.
 Aqui em Itaituba o partido estaria nas mãos da pré-candidata tucana Eliene Nunes, que entregou a presidência ao candidato a vereador Rone, que tratou de formar um grupo de lideranças interessadas em apoiar Eliene e ao mesmo tempo concorrer a uma das 17 cadeiras do legislativo. 
 Acontece que o adversário de eliene, o prefeito Walmir Climaco também esta de olho na sigla e estaria articulando para que seu grupo não fique atrás nesta disputa partidária. A informação é de que o PSD seria a escapatória para vereadores do PSDB, hoje esvaziado por que poucos estão dispostos a concorrer com vereadores de mandato. Se isso acontecer Maria e Dico podem migrar para a sigla e oferecer apoio indireto a Walmir, o que acabaria frustrado as expectativas de uma serie de candidatos que planejam concorrer em uma legenda livre dos atuais edis.
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), promoverá nesta terça-feira (4) audiência pública para debater os potenciais impactos ambientais do Projeto da Estação de Transbordo de Cargas (ETC), de propriedade da empresa Rio Túria Logística Ltda., no distrito de Miritituba, no município de Itaituba, no oeste do Pará. O resultado da audiência poderá subsidiar o parecer técnico emitido pela Sema para o licenciamento ambiental da obra. Para participar dos debates o governo convocou autoridades federais, estaduais e municipais, empresários e a população em geral.

Depois do anúncio de que o PT convidaria o PMDB a compor uma chapa para a disputar à Prefeitura de Santarém, formada pelo ex-deputado Carlos Martins na cabeça de chapa e o presidente da Câmara Municipal, José Maria Tapajós, na composição de vice,  PT/PMDB, agora surge uma nova fonte nos bastidores políticos. A informação de que o vereador Maurício Corrêa que saiu do PMDB na sexta-feira estaria sendo sondado para compor a chapa com o deputado Alexandre Von, na disputa do ano que vem.
 As próximas eleições municipais serão marcadas pelo aumento do número de vereadores no país. Em 2012, o Brasil elegerá 7,7 mil vereadores a mais do que em 2008, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgado ontem (3). 
 Ao todo, poderão ser eleitos 59.764 mil vereadores em todo o país. O aumento do número de cadeiras para os legislativos municipais é consequência da aprovação da Emenda Constitucional 58/2008 pelo Congresso.De acordo com a CNM, 2.153 municípios poderão aumentar o número de vereadores. A entidade fez o levantamento, entre os dias 21 e 28 de setembro, em 1.857 municípios. Esse número corresponde a 87% daqueles que podem eleger mais vereadores em 2012. Conforme a pesquisa, 50,08% do municípios modificaram a lei, o que permite elevar o número de vereadores.
Viaturas chegaram na segunda- foto: Marlo/Boboya.
  O governo Jatene continua com sua campanha no Tapajós e para dar sensação de segurança alugou centenas de viaturas e esta distribuindo na região. Apesar de ter anunciado que iria comprar os veículos, o novo governo firmou novo contrato de aluguel, e com a mesma empresa que fornecia para o governo Ana  Julia (DELTA).   
 Chegaram ontem em Itaituba 08 novas viaturas que serao utilizadas pelo 15º BPM. as viaturas serão entregues em uma cerimônia ainda a ser agendada, mas já irão atuar a partir de hoje no trabalho de rua.
 Os veículos chegaram ontem em Itaituba depois de uma longa viajem da capital do estado ate o destino, o 15º BPM. As viaturas irão substituir os carros modelo palio utilitário que estavam sendo usados desde o ano passado. São quatro veículos modelo pik up ranger e quatro modelo palio weekend, equipadas com rastreador e uma cela acoplada a traseira do carro. Ainda cobertos de poeira devido as condições das estradas os veículos foram apresentados ao comandante do 15º batalhão coronel Barile, que informou que os carros são mais adequados as necessidades da PM.