Uma operação liderada pela policia civil combateu o crime de pirataria na cidade. O trabalho começou na tarde de quinta e terminou na sexta feira. A operação Paraguai envolveu todos os policiais da superintendência tapajós, e foi executado em diversos pontos de venda e fabricação de CD e DVDs pirateados. Ao todo foram apreendidas mais de 15 mil mídias piratas, 11 gravados de  DVD E CD, um notebook, uma impressora, material gráfico e oito celulares sem comprovação de origem. A policia ágil através de um mandado de busca e apreensão e visitou diversos pontos conhecidos de vendas dos produtos. O principal suspeito de comandar  o trabalho da pirataria na cidade não foi localizado, mais o delegado José Bezerra e o diretor da superintendência Edinaldo Souza comemoraram o resultado da operação.           
   A ADEPARA multou o IBAMA numa quantia superior a 12 mil reais em Itaituba. A multa é referente a problemas com a documentação do gado apreendido pelo órgão que foi transferido de Altamira para Itaituba. O rebanho está alojado na fazenda ROSA DE MAIO que neste momento encontra-se embargada por determinação da ADEPARA, do local não pode entrar ou sair gado sem autorização expressa do órgão.
As afiliadas à Rede Globo no Pará Rede Liberal e Tv Tapajós iniciam na segunda feira uma rodada de entrevistas com os representantes das Frentes Parlamentares contrárias e a favor à redivisão territorial do estado.
 Na segunda feira o Jornal Tapajós Primeira edição entra em cadeia estadual com o Jornal Liberal para o início da rodada de entrevistas sobre o Plebiscito. A série de entrevistas continua até o dia 20 de outubro, quinta feira.
 A ordem de exibição foi definida em sorteio no dia 13 de outubro com a presença dos representantes legais das frentes.

Cronograma