As despesas com a implantação da máquina administrativa e as vantagens e a desvatagens para as regiões do Estado com relação ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) a partir da proposta de criação dos estados do Carajás e Tapajós, desmembrados do Pará, continuaram a ser os temas principais do horário de propaganda política das frentes contra e a favor da divisão do Estado no plebiscito de 11 de dezembro, ontem à noite, na televisão.
  Movimento pela criação do Tapajós e carajás realizou grande carreata que percorreu varias ruas da cidade. Essa foi a maior manifestação realizada em Itaituba em favor do sim. Muitos carros e motos perfilados fizeram uma bela imagem para as câmeras e filmadoras que registraram o evento.   A carreata percorreu as principais ruas da cidade levando a mensagem de que a divisão é o melhor para toda a população que hoje reside no estado do Pará. Foi um momento emocionante e empolgante para todos que participaram do evento,  O movimento realizado ontem teve um caráter supra partidário e reuniu lideranças de vários partidos. Depois de percorrer vários bairros da cidade a carreata encerrou na praça do cidadão onde um comício foi realizado com a presença de um público expressivo e de lideranças políticas da região como o prefeito de Ruropolis Aparecido Florentino e de Trairão Danilo Miranda.


 Faltando meses para o inicio da campanha eleitoral diversos partidos se organizam para enfrentar a disputa de 2012. o PT realizou um encontro de apresentação das novas adesões.
   O prefeito Walmir climaco dorme com um dilema nos últimos dias. O governo do estado quer construir o hospital regional no local onde hoje esta localizado o estádio Teófilo furtado. A decisão pode gerar controvérsias.