* Os adeptos do SIM estão numa grande ansiedade por uma aparição do presidente Lula, amigo de Duda Mendonça, no programa da frente do SIM. Isso não é impossível diante da influencia do marqueteiro que comanda a campanha. Se Lula realmente falar em favor do SIM será um fechamento com chave de ouro, que vai botar Dirá Paes e Fafá de Belém no chinelo.   

 *Conversei por telefone com o prefeito Danilo Miranda do Trairão sobre a movimentação que ocorreu em Santarém esta semana esteve o jornal nacional. Prefeitos que defendem a causa fizeram uma grande mobilização para aquecer o envolvimento da sociedade na discussão. O resultado foi uma multidão nas ruas vestida com cores e bandeiras e uma mensagem positiva que retratou a realidade da região no jornal de maior credibilidade nacional.
O comitê central do SIM em Belém informou que a aceitação do 77 vem crescendo cerca de 2% ao dia em Belém, resultado considerado extremamente positivo para a frente. Enquetes do SINTEPP e da rádio Belém FM confirmam estas expectativas. 

Nos próximos dias uma pesquisa do IBOPE deve aparecer na mídia, o instituto é o mais confiável nesta área e pode trazer Dados reais e inovadores sobre o plebiscito, afinal o DATAFOLHA tem sido questionado por seus dados que menosprezam os adeptos do SIM.
 A dias os semáforos da cidade vem apresentado problemas, a principio eram as lâmpadas que queimavam constantemente agora a placa mãe do equipamento apresentou problemas. O diretor da COMTRI disse que a empresa responsável pela manutenção não está recuperando os aparelhos por que alegou que tem pagamentos pendentes da administração anterior. Para minimizar os problemas e evitar acidentes o órgão está recolocando placas sinalizadoras em locais de maior fluxo como a décima terceira rua, para dar prioridade a travessa 13 de maio, por enquanto esta será a única sinalização por que não há previsão do aparelho ser restaurado.

 O leilão tudo pelo Tapajós foi adiado por duas vezes , mais esta sexta feira foi escolhida como dia D pelo sindicato dos produtores rurais de Itaituba, que conseguiu com apoio de pecuaristas locais angariar dezenas de cabeças de gado para o leilão que pretende arrecadar fundos para esta reta final da campanha. Todo os recursos serão depositados na conta oficial do movimento.

 Com a aproximação do plebiscito as autoridades policiais se preparam para ofertar segurança na consulta popular que ira saber a opinião dos paraenses sobre a divisão do estado.
 Para a superintendência tapajós a meta é que cada municipio tenha servidores da policia civil. Policiais da seccional de Itaituba foram destacados para vários municípios afim de ajudar na segurança das cidades menores. Segundo o superintendente a missão é assegurar a tranqüilidade do pleito.
Debate reunirá as frentes do 'sim' e do 'não' (Foto: Alberto Bitar)O primeiro debate sobre o plebiscito do próximo dia 11, que apontará a vontade da população paraense sobre a divisão do Pará e criação dos estados do Tapajós e Carajás acontece nesta quinta-feira (1ª), a partir das 22h, na RBATV. Está confirmada a participação dos parlamentares que presidem as quatro frentes registradas no tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-Pa). Além da oportunidade de dar visibilidade aos argumentos, os representantes poderão questionar posicionamentos e dados divulgados durante a campanha.
Campanha pró-divisão abre fogo contra Jatene (Foto: Divulgação)A ala mais radical dentro das frentes pró-criação dos estados de Carajás e do Tapajós venceu a queda de braços e o programa eleitoral do sim, comandado pelo marqueteiro Duda Mendonça, abriu fogo, na noite de quarta-feira (1º), contra o governador Simão Jatene. O programa que foi ao ar vinha sendo ensaiado há pelo menos uma semana, mas dentro das frentes separatistas, aliados do governo resistiam à ideia de bater diretamente no governador como estratégia para tentar angariar votos.
 
A campanha do Não em Belém se agarra na participação de artistas paraenses. Sem argumentos para convencer os eleitores, a propaganda parece mais um showmício. Alguns de renome nacional, a exemplo da atriz Dira Paes e a cantora Fafá de Belém. No papel democrático, as duas proclamam que ficar junto é melhor para todos. Destacam o favoritismo no slogan: Não e Não. Ninguém divide o Pará.
O vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, esteve presente na abertura do I Simpósio do Pólo Metal-mecânico de Marabá (SIMPOMEC) na manhã de segunda-feira, 28/11. Antes de falar, a deputada Bernadete ten Caten (PT) sugeriu para que ele declarasse em público sua posição sobre a criação dos estados do Carajás e Tapajós, uma vez que o governador Simão Jatene já o havia feito. O pedido de Bernadete foi recebido com palmas pela platéia, mas parece não ter agradado o Vice-Governador que se mostrou irritado com o pedido da Deputada.