terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Novo Progresso: Quem será candidato em 2012.

Faltando pouco mais de seis meses para definir quem é quem na disputa eleitora,l ainda oscila o quadro para escolha dos candidatos a prefeito de Novo Progresso.

A real situação: mesmo com o mandato bastante questionado pela população, a atual Prefeita Madalena é a única que tem posição garantida para a reeleição. Ao contrário do prefeito anterior, Madalena Hoffmnan (PSDB), goza de privilégio em três anos de mandato, o único escândalo envolvendo servidores municipais foi o deflagrado pela PF, envolvendo recursos da saúde, ao contrário do anterior, que periodicamente se envolvia em escândalos com denúncias de desmandos na Câmara Municipal e na esfera judiciaria. Conforme manda a legislação eleitoral Madalena tem o direito e pode ser candidata à reeleição.

Do outro lado muitos nomes são cogitados no dia-dia, nos quatro cantos da cidade entre os progressenses, que questionam:  A pergunta que mais recebemos é: Quem são os candidatos a prefeito contra a prefeita Madalena? Visivelmente o que observamos que poucos são os que se dispõe a colocar o nome  para apreciação popular, vários os partidos, mais a maioria com candidatos ao legislativo e com pretensas funções para o executivo.

O caso dos partidos maiores PSDB/PMDB mantém uma união desde a criação do município, e as dobradinhas são certeiras, atualmente  o vice-prefeito  eleito é do PMDB, que deve manter a dobradinha em 2012. O PT (Partido dos Trabalhadores), já anunciou anteriormente que tem nomes para disputa, o atual Vereador Macarrão e atual Presidente da Câmara é o nome mais cotado para disputa, depois vem Janete Cassol e o partido liberou para outros interessados. O PDT tem como presidente Fernando Segatto, atualmente exerce o cargo de Secretário de Administração do atual governo, Fernando sempre deixou claro que está no governo a pedido da Prefeita Madalena Hoffman (PSDB), não pelo partido que rachou ao meio na última eleição, agora Fernando vem estruturando o partido para lançar candidatos a vereador e caso necessário, o PDT também já divulgou que poderá lançar candidato para o executivo, mas não citou nome.

O PP que tem na cabeça o contabilista Edmilson Cohen, fez uma adequação partidária e conseguiu trazer alguns líderes dissidentes de outras agremiações, exemplo o cartorário Mario Mattei   ex-Peemedebista, já divulgou que pretende ser candidato  pelo novo partido e tem o apoio do PP,  que divulgou recentemente para o Jornal  Folha do Progresso da intenção de lançar Dr. Mario a pré-candidato pela legenda.

O quadro evolui muito quando se trata de pretensos candidatos ou são chamados de pré candidato(s), como é o caso do presidente do Sindicato dos Madeireiros de Novo Progresso Senhor Osvaldo Romanholi, que atualmente é filiado do PR (Partido da República),  publicamente foi o primeiro que declarou ser candidato e veio pulando de legenda até ficar no PR, que elegeu um vereador no último pleito.  Osvaldo gera uma incerteza entre a população, motivo que na última eleição ficou fora na última hora, deixando de concorrer onde só ficou dois na disputa, hoje muitos têm dúvidas referente se vai ou não, lembrando que no partido só ele declarou ser candidato.

O PSB que tem como líder no estado do Pará o ex-senador Ademir Andrade, também pretende lançar nome para disputar o cargo de prefeito de Novo Progresso, foi o que declarou para nossa reportagem nesta semana o presidente local Senhor Ademir Anastácio , que em reunião interna do partido  “o PSB não vai ficar fora  e já tem quatro  nomes do partido para disputar a vaga” foi o que informou o presidente da agremiação Senhor Ademir ao Jornal Folha do Progresso, Callir Anastácio, Dr. Marcio Scheller Lima, Pallu e  Luiz Bazzanela, são os nomes que o partido apresenta para disputa , “vamos escolher um destes quatro para ser candidato, Ademir Andrade quer candidato a prefeito aqui em novo Progresso e nos vamos ter”, disse Ademir Anastácio.

O PSC  do Deputado Estadual Ilton Aguiar, eleito na última eleição representando a cidade de Itaituba, recentemente em visita a Novo Progresso, reuniu com os filiados e demostrou ter interesse de ter candidato próprio no município, o PSC já   lançou o nome do Senhor Claudio Piran, que publicamente já declarou ser pré-candidato pelo partido, onde pretende também ter candidato a vereador na legenda.

Outros partidos também se preparam para as convenções como é o caso do PRB do ex-prefeito Tony Fábio, que reforçou as filiações dentro do prazo para ter chapa própria de candidatos a vereadores e lançar Tony Fábio para prefeito.

Outras legendas com o PTB que trocou de direção municipal recentemente, antes estava no comando do sindicalista Agamenon Meneses, agora está sendo comandado pelo atual Secretário de Agricultura do Município Senhor Edson Santarém, não divulgou nome para o executivo, o PTB  deve compor a base aliada junto com o recém criado PSD e outros  na reeleição da atual prefeita Madalena Hoffman (PSDB).

Queremos esclarecer aos leitores do Jornal  Folha do Progresso que nenhuma nota publicada acima, foi oficialmente lançada pelos partidos mencionados na matéria, os fatos são relatados verbalmente por lideres partidários e que o quadro deve de oscilar muito, outros nomes devem de aparecer até o prazo para as convenções, que é de trinta de julho de 2012, prazo que os partidos têm para realizar as convenções partidárias  e oficializar os nomes dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores e possíveis coligações.
Fonte|: folha do progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário