Água da sonda volta a jorrar.


água quente e com enxofre- foto: Marlo Costa

  Ontem os tradicionais filhos de Itaituba que desfrutaram da água termal da sonda tiveram uma boa noticia. O poço voltou a minar e trouxe consigo uma esperança no fim do tuneo.
Fiz questão de constatar a qualidade da aguá.
 A sonda de água Sulfurosa sempre foi um dos principais patrimônios de Itaituba, e um símbolo do potencial mineral da cidade. Encontrado na década de 60 por uma empresa técnica a veia da água jorrava em frente a cidade e era considerada por muitos miraculosa. Sua característica quente e com essenciais de minério sempre chamaram a atenção de especialistas, mais em 2009 a fonte secou. Os trabalhos de ampliação da orla da cidade que continha a criação de um chafariz, que deveria jorrar a água acabou gerando efeito contrario.
Motivo de polemica entre a administração municipal que autorizou o serviço e os moradores mais tradicionais da cidade.
Durante os últimos anos, tentativas em vão foram feitas para tentar recuperar o curso da água. Mais uma curiosidade de um estudante deu uma nova esperança para quem ainda sonha em ver de volta as água sufurosa.
 O material parece ser exatamente igual ao que jorrava naturalmente no passado. Acredita-se que a subida do rio tapajós tenha provocado a recuperação do curso da água. Mas, ainda não se base se isso será definitivo. O que se sabe é que se trata de uma esperança, já que muitos julgavam este patrimônio como perdido.

0 comentários:

Postar um comentário