terça-feira, 29 de maio de 2012

Empresa vai explorar 60 toneladas de ouro em Itaituba


Na segunda metade do século passado, graças ao seu inegável potencial aurífero, Itaituba se destacou no cenário nacional e mundial com sua relevante produção de ouro. Os milhares de garimpos existentes pela imensa região do Tapajós provocou um fluxo migratório sem precedentes para nossa economia. Somente na década de 50 foram cerca de 500 toneladas de ouro. Esse período áureo do chamado “bamburro” arrefeceu, mas ultimamente Itaituba vem ganhando contornos de incrementos nessa economia com a entrada de empresas exploradoras em potencial.

No último dia 24 de maio, a empresa Unagem Brazaura apresentou no plenário da Câmara seu grande projeto de exploração mineral que já entrou em franca atividade, denominado “Projeto Tocantinzinho”. E o cenário de expectativa no reaquecimento nessa importante economia foi animador, pelo exposto por Carlos Barbosa, um dos diretores da empresa.
A empresa terá 12 anos para efetivar a extração de 60 toneladas de ouro, o que equivale a cerca de quatrocentos quilos a cada mês. O potencial aurífero é tão surpreendente que a empresa tem orçamento de 383,50 milhões de dólares, equivalente a R$ 750.000.000,00.
Antes mesmo de entrar em sua capacidade total produtiva a empresa já vem promovendo investimentos em Itaituba e região, pois conta atualmente conta com 206 profissionais, sendo 177 de Itaituba, além das compras que estão sendo feitas em Itaituba, como ponto prioritário da empresa. A empresa Unagem iniciou suas atividades no município de Itaituba em 2008, já tendo movimentado atualmente R$ 35 milhões, o que fortaleceu consideravelmente a economia local.
Mas Carlos Barbosa, que esteve fazendo a explanação como representante da empresa, assegura que dos atuais 206 funcionários, esse número dará um salto significativo para 600, sendo em grande maioria de Itaituba, seguindo a tendência atual da empresa em valorizar a mão de obra local e fomentar a economia comprando aqui mesmo o que precisa para funcionar a contento a empresa.
Para o vereador Luiz Fernando Sadeck (Peninha), esses investimentos se tornam uma grande alavanca para nosso desenvolvimento sócio econômico, haja vista que vem também contribuir para aquecer nossa economia com grande circulação de dinheiro, merecendo todo apoio necessário.
Numa segunda etapa de audiência pública a empresa estará novamente promovendo novo encontro com a comunidade de Itaituba no dia 14 de junho, desta feita apresentando nos mínimos detalhes o projeto para a Sema Estadual, a quem compete a devida liberação ambiental, o que deverá ocorrer em curto espaço de tempo. A audiência vai ocorrer na Câmara de vereadores, a partir das 10 do dia 14. O Garimpo Tocantinzinho fica na região do Água Branca.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário