quarta-feira, 18 de julho de 2012

Avião chega a Belém com corpos de estudantes

Fotos: Jaime Souza
Avião chega a Belém com corpos de estudantes (Foto: )O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou por volta das 14h30 desta quarta-feira (18), na Base Aérea de Belém, trazendo os corpos dos dez estudantes universitários que morreram no acidente com o ônibus da empresa Fantasy Turismo, no Paraná. A aeronave saiu de Curitiba às 7h30.
Os corpos de Ariane dos Santos Sinimbu, Bruno Azevedo Amaral, Darlyce de Lima Cavalcante, Felipe José Barros Amim, Ivana Dias Rosa, Leonardo Lopes Couto, Renato Iori da Conceição, Sivaldo Miranda do Nascimento Júnior, Thamirys dos Santos Lopes e Wilson Louzeiro Evangelista chegaram nos caixões e foram recebidos por uma equipe do Instituto Médico Legal do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, contando com a presença do diretor da instituição, Orlando Salgado, e por homens do Corpo de Bombeiros.

No avião também foram transportadas as bagagens e pertences das vítimas fatais para serem entregues às famílias, que aguardavam em uma sala, ao lado da pista, a descida de todos os corpos. Um grupo formado por dez psicólogos, um médico e dois técnicos de enfermagem do Hospital Ofir Loyola, além de cinco socorristas da Cruz Vermelha e uma equipe da Defesa Civil do Estado, ficaram a postos para prestar atendimento e suporte aos familiares dos estudantes.
Representantes do Poder Executivo paraense, como o vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, o secretário adjunto de Segurança Pública, Cláudio Lima, o comandante do Corpo de Bombeiros, Hilberto Figueiredo, e o secretário de Saúde Pública, Hélio Franco, também estiveram no local prestando solidariedade e assistência às famílias envolvidas na tragédia.
Na aeronave da FAB veio também do Paraná um dos sócios da empresa de turismo proprietária do ônibus. Outro responsável pela empresa, Alexsandro Rocha, estava na Base Aérea em contato com as famílias, que, segundo ele, recebem apoio financeiro e logístico para os velórios e enterros. Da Base Aérea, as vítimas foram trasladadas em carros de empresas funerárias. As famílias decidiram fazer velórios individuais.
A partir de agora, serão tomadas as medidas administrativas para garantir o pagamento do seguro viagem e do seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat).


A TRAGÉDIA
Na manhã da segunda-feira (16), o ônibus da empresa Fantasy Turismo que seguia junto com um comboio, levando estudantes para o XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, caiu em uma ribanceira, no Km 155 da rodovia PR-090, no trecho entre as cidades de Piraí do Sul e Ventania, no Paraná, matando dez jovens. O acidente deixou dez vítimas fatais e 42 feridos. Ontem, 15 jovens que estavam hospitaliados receberam alta, mas 14 permanecem internados.
FERIDOS
Mais seis familiares das vítimas irão ao Paraná acompanhar os estudantes hospitalizados que têm probabilidade de não regressar logo, por causa do estado grave em que se encontram. Ontem (17), três parentes embarcaram em um voo direto para Curitiba.
Dos feridos, 15 estudantes já tiveram alta e 14 permanecem internados em três hospitais do Paraná. A empresa Fantasy declarou que está sendo providenciada a ida imediata de familiares dos feridos para que possam visitá-los.
A Fantasy também realizou na terça-feira uma reunião com os demais passageiros dos ônibus que seguiam para o Congresso. Os estudantes que estavam no ônibus acidentado, mas que não ficaram feridos, aguardam apenas a emissão das passagens para voltar a Belém. Os passageiros dos outros dois ônibus do comboio foram questionados se gostariam de dar continuidade à viagem e 90% dos estudantes optou por retornar para casa.
(DOL com informações da RBA TV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário