sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Nélio pede transplante renal para Santarém

Deputado Nélio Aguiar
O deputado Nélio Aguiar (PMN) esteve, na quarta-feira, 05,  em audiência com o secretário estadual de Saúde, Hélio Franco. Na pauta da reunião, a situação da hemodiálise em Santarém, que está com capacidade instalada saturada. “Hoje o Município tem o serviço de hemodiálise nos Hospitais Municipal e Regional, mas as duas unidades já não conseguem atender a demanda. Já existem 16 pacientes na fila de espera para atendimento”, detalhou Nélio Aguiar.

Além de solicitar mais máquinas de hemodiálise pra Santarém, o parlamentar defendeu a realização de transplante renal no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). “Também me comprometi a cobrar do Município o fortalecimento da atenção básica para que o Estado possa investir em atendimento de média e alta complexidade”, disse.
Em resposta a Nélio Aguiar, o titular da Sespa informou que as máquinas de hemodiálise já foram licitadas e devem ser enviadas para Santarém, assim que forem entregues pelo fornecedor. Serão mais 3 máquinas pra Santarém, O secretário Hélio Franco disse, ainda, que depois da ampliação dos leitos de UTI do HRBA, o próximo passo será trabalhar a realização de transplante renal em Santarém. “Infelizmente o governo municipal não vem cuidando da atenção básica de maneira eficiente, enquanto nós não priorizarmos os cuidados com o paciente hipertenso e diabético, garantindo a medicação diária e dando as orientações necessárias principalmente em relação a dieta do sal e do açúcar teremos uma população crescente com rins paralisados. Não adianta só o investimento em máquinas, temos que trabalhar seriamente a prevenção”, defendeu o deputado Nélio Aguiar.
Novas instalações para o SESC: A precariedade da sede do Sesc em Santarém levou o deputado Nélio  Aguiar a dar entrada, na terça-feira, 4, a ofício, solicitando que a mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), alerte o Conselho Regional-Órgão Deliberativo do Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Federação do Comércio do Estado, sobre a urgente necessidade de novas instalações do Sesc em Santarém. “A minha maior preocupação é com o bem-estar dos comerciários Santarenos e, consciente das precárias condições das instalações físicas do Sesc é que venho pedir o apoio da Confederação Nacional do Comércio, precisamente do Conselho Regional, para a realização de um projeto de boas instalações físicas, a fim de que o Sesc cumpra seu papel na sociedade, com a efetiva realização dos programas, ou seja, Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência”, defendeu.  Com informações de Kátia Aguiar.
Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário