terça-feira, 6 de novembro de 2012

Policia Federal prende empresários e garimpeiros em Itaituba e região

Agentes da PF na Delegacia de Itaituba
Na manhã desta terça-feira, 06, a cidade de Itaituba, no Oeste do Pará, amanheceu tomada de agentes da Policia Federal, vindo de diversas regiões do País, para participar de uma mega operação denominado “ELDORADO”, nas empresas de compra de ouro da cidade.
A operação iniciou por volta das 4 horas da madrugada desta terça-feira, quando as primeiras lojas de compra de ouro começaram a ser visitada pelos policiais federais, que estão fortemente armados, com mandados de busca e apreensão.
Os federais continuam visitando os estabelecimentos. Na compra de ouro PARMETAL, localizada na Travessa 15 de Agosto, os federais encontraram as portas fechadas, mas com apoio dos militares do Corpo de Bombeiros eles conseguiram quebrar o cadeado e entrar.
A Polícia Federal está em Itaituba a pedido do deputado federal Dudimar Paxiúba (PSDB-PA), que usou a tribuna da Câmara Federal para pedir uma grande fiscalização na região garimpeira de Itaituba. Em menos de 15 dias do pronunciamento do Deputado a operação “ELDORADO” iniciou nas lojas de compra de ouro da cidade de Itaituba e posteriormente se estendeu aos garimpos da região.
Compra de ouro Parmetal com as portas fechadas
O empresário do ramo, Seme Sefrain, disse que está preocupado com a operação, tendo em vista a região ter grande parte de sua economia voltada para a mineração. Também relatou que alguns garimpos estão irregular, mas o governo precisa dar uma oportunidade para que os mesmos possam se legalizar e trabalhar dentro da lei.
Na sessão da Câmara Municipal de Itaituba, realizada nesta terça-feira, o assunto foi abordado pelo vereador Peninha, que mais uma vez falou sobre a legalização dos garimpos da região. Na semana passada, o Vereador acompanhado de alguns colegas e do deputado estadual Hilton Aguiar, foram ao DNPM e a SEMA em Belém, para tentar agilizar a legalização das áreas garimpeiras da região do Tapajós.
Peninha propôs que a Câmara Municipal de Itaituba enviasse um documento à bancada de deputados da Amazônia, para que eles possam vir a Itaituba e discutir com as autoridades e com os garimpeiros. Segundo o Vereador, caso haja uma interdição nos garimpos do Tapajós, a cidade de Itaituba entrará em colapso devido à vinda de aproximadamente 30 mil garimpeiros para a cidade.
Na 19ª Seccional Urbana da Policia Civil de Itaituba a movimentação foi intensa, de agentes da Polícia Federal. Até o momento 07 pessoas já foram presas e estão prestando depoimento. Ninguém da Polícia Federal se manifestou sobre a operação, mas a informação é de que a operação “ELDORADO” está sendo realizada em Jacareacanga, Trairão e Itaituba.
Fonte: RG 15/O Impacto, com informações e fotos de Júnior Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário