Rodrigo  farias batista, de dezoito anos, foi executado com dois tiros a queima roupa dentro de um barco que faz linha de Itaituba para Santarém, o crime aconteceu, cinco minutos antes da saída  da embarcação, Rodrigo teve morte instantânea.   
  Testemunhas contaram  que instantes antes do crime  Rodrigo que  estava tranqüilo, e de maneira inesperada foi surpreendido pelo assassino. Uma mulher que estava retornando de Itaituba para Manaus, disse que ao ver o rapaz sangrando no chão ficou apavorada, mas que no momento do disparo, o barulho provocado pela arma parecia brincadeira de criança.   Outra  jovem afirma que ouviu quando o assassino anunciou que se tratava de uma vingança,ela estava a poucos metros de onde aconteceu o crime.

  Em 2004 por decisão do tribunal superior eleitoral houve redução no numero de vereadores em todo País, em Itaituba a camara municipal passou de 15 para 11 parlamentares.  Esse ano a noticia de que o  numero deverá aumentar para 17 está gerando muita repercussão na sociedade e expectativas nos pretensos candidatos. 
 A camara tem até o mês de junho para votar  decidir se vai ou não aumentar o numero de cadeiras no poder  legislativo municipal.  O vereador Cesar Aguiar, disse que isso depende muito da projeção de impacto que deve ser apresentada pela secretaria da camara.

  Itaituba assumiu este mês o ranking de primeiro lugar em casos de malaria no estado.  foram quase mil e duzentos casos só no mês de fevereiro.  Os garimpos são os principais locais de proliferação do mosquito transmissor da malaria, uma doença perigosa que exige um tratamento criterioso.
 a secretaria de saúde do estado e ministério da saúde ainda não enviaram o material de incentivo ao combate da malaria. Os lotes são aguardados para este mês,  fazem parte de um programa voltado para áreas como Itaituba que apresentam autos índices de infestação. Uma outra preocupação é que muitos garimpeiros abandonam o tratamento antes do final.


 O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), confirmou a realização de sessão extraordinária nesta quarta-feira (21), às 11h, para apreciação de pauta temática composta de propostas relacionadas à reforma política. As matérias prontas para votação tratam de temas como coligações partidárias, financiamento de campanha, suplentes e fidelidade partidária.

Coligações

A proposta (PEC 40/2011) que permite coligações eleitorais apenas nas eleições majoritárias (para presidente da República, governador e prefeito) passa pela quinta e última sessão de discussão no Plenário. No entanto, a votação da proposta poderá ser adiada caso a matéria receba emendas de Plenário, que deverão ser analisadas pela CCJ.