Depois de muita polemica em torno do numero de vereadores, a casa votou ontem o projeto em primeiro turno definindo o numero de edis para a próxima legislatura em 15. Alguns queriam 17 outros 13, mais o meio termo acabou prevalecendo entre os vereadores que resolveram definir a questão de interesse dos atuais legisladores e daqueles que pretendem disputar uma das cadeiras da câmara municipal. A partir de 2013 o município ampliará de 11 para 15 seus representantes naquele poder, a decisão unânime da casa de leis foi a melhor alternativa na visão dos votantes.


 Oito casos de AIDS foram registrados neste primeiro semestre pelo CTA. O numero é inferior ao ano passado,mas isso não significa que a AIDS diminuiu. segundo dados divulgados pela CTA o município de Itaituba ainda trava uma briga contra a AIDS. No entanto, a procura  Pelo diagnostico poderia ser maior segundo a responsável pelo setor. O exame que detecta o HIV na maioria dos casos é descoberto por acaso, quando o paciente registra alguma doença. Mesmo diante do chamado constantes, muitos ainda teme procurar ajuda.

 Na manhã de hoje quarta feira 16, de maio, policiais civis da Superintendência Regional do Tapajós e da 19ª Seccional Urbana da Policia Civil de Itaituba, prenderam Ivanildo Silva Dantas de 32 anos e Jeferson Silva Machado de 28 anos.
 Os dois estão sendo acusado de vários assaltos na cidade, segundo informações da policia, a dupla praticava os assaltos usando arma branca (faca) e arma de fogo (revolver), seus modos operantes eram de intimidar as vitimas com faca ou revolver. Eles presos pelos investigadores Valdiney Lobo e Miguel.



Zé Geraldo rebate criticas à MP que altera limites de sete unidades de conservação ambiental
Na semana passada, Gurgel propôs ao Supremo Tribunal Federal uma Ação Direta de Inconstitucionalidade com pedido de liminar contra a Medida Provisória 558, editada em janeiro deste ano.

A Medida Provisória altera as dimensões dos parques nacionais da Amazônia, dos Campos Amazônicos e do Mapinguari, como previa outra MP, editada no ano passado e que perdeu a eficácia por não ter sido apreciada a tempo pelo Congresso.

Marco Maia e a ministra Carmem Lúcia capa
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia Antunes Rocha, defendeu nesta terça-feira, 15, liberdade total de expressão, inclusive nas redes sociais, e afirmou que os cidadãos têm o direito de receber informações sobre tudo o que se passa durante as campanhas eleitorais. “Não há menor possibilidade de se ter eleições livres sem que a imprensa atue igualmente de forma livre e que seja levada a todos os rincões do País”, disse ela na 7ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, na Câmara dos Deputados.


Carro de Ananindeua recuperadop em Rurópolis
Uma investigação minuciosa levou os policiais civis da Delegacia de Rurópolis, Oeste do Pará, a recuperar no início desta semana, um carro que havia sido roubado há cerca de um ano, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB). A Polícia desconfia que a recuperação de trechos da Rodovia Transamazônica e o asfaltamento da BR-163, tenham transformado o Oeste do Pará, em um novo corredor de carros roubados.
Segundo policiais civis, a ocorrência do roubo foi registrada em 24 de junho de 2011, na Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), em Belém, por Warlene da Silva.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou uma pesquisa que mostra que 73,3% dos atuais prefeitos têm intenção de concorrer a um novo mandato nas próximas eleições.
A pesquisa informa ainda que dos 5.563 municípios brasileiros, os atuais prefeitos podem concorrer à reeleição em 3.302 deles e que, até o mês de março passado, 2.418 deles já tinham decidido enfrentar o pleito eleitoral.

 A pesquisa revela ainda, 500 prefeitos não pretendem se reeleger e os indecisos chegam a 333. Do total de municípios brasileiros, em apenas 51 deles a CNM não conseguiu contato com os prefeitos.