Indios em assembléia e negociadores
  foto: Nonato Silva:reprodução blogdojuniorribeiro
  A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social enviou ao município de  Jacareacanga, no sudoeste do Pará, nesta quarta-feira (4), um efetivo do Comando de Missões Especiais (CME), da Polícia Militar, sob o comando do coronel PM Walcir Luiz Travassos de Queiroz, subcomandante geral da PM do Pará. A tropa é especializada em gerenciamento de crises e situações de alta complexidade. Uma equipe da Polícia Civil também seguiu para o município, para reforçar o trabalho dos órgãos de segurança.


Funai, PF e Segup vão agir em Jacareacanga (Foto: Nonato Silva)
O reforço policial enviado para Jacareacanga, no sudoeste paraense, deverá chegar ao município na tarde desta quarta-feira, 4. Segundo informações da Polícia Civil, o efetivo aguarda, em Itaituba, a chegada da Polícia Federal e de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Procuradoria Federal, que já possuem experiência na negociação com indígenas. Um inquérito foi aberto para apurar o incêndio no quartel da Polícia Militar na cidade, ocorrido na madrugada da última segunda-feira, 2. Pelo menos 50 índios da etnia Munduruku teriam participado do ato.

Bruno Pará...
Acabou a novela e o Partido dos Trabalhadores, após reunião fechada com a cúpula do PDT que aconteceu por toda a manhã desta quarta-feira, bateu o martelo e venceu a queda de braço. O vereador Bruno Pará, do PDT, será o vice da chapa encabeçada pela professora Lucineide Pinheiro, na corrida à Prefeitura de Santarém.

Policiais presos em Altamira

Dois investigadores da Polícia Civil foram presos no início da noite de terça-feira (3), em Altamira, acusados de praticar o crime de concussão. O Código Penal prevê pena em regime de reclusão de dois a oito anos. O auto de prisão da dupla foi lavrado nas dependências da Corregedoria de Polícia Civil, no bairro de Jardim Esplanada do Xingu. Os policiais foram presos após denúncia feita por uma mulher ao Ministério Público.

Neguinho do Bozó e Chocolate

Em operação que aconteceu no último final de semana no município de Trairão, Oeste do Pará, investigadores da Polícia Civil prenderam dois homens acusados de tráfico de drogas. Os policiais destacam que Trairão tem sido palco de constantes operações de repressão ao tráfico de drogas realizadas em parceria pelas Polícias Civil e Militar do Município.

Na sexta-feira, 29, mais um flagrante de ponto de venda de drogas ilegais foi desmontado, em decorrência das investigações efetuadas na região.

 O prazo para os partidos apresentarem à justiça eleitoral requerimento com pedido de registro de candidaturas encerra nesta quinta-feira (5). No processo, deve ser apresentado tambem a ata das convenções que foram escolhidos os candidatos e coligações.

Nas eleições municipais deste ano, as atas partidárias devem ser apresentadas aos juízes eleitorais com a previsão de limite de gastos das candidaturas dos cargos de prefeito e vereador. Também é necessário anexar declaração de todos os bens dos candidatos e os partidos devem cumprir a cota de gênero de 30% e 70% para mulheres e homens, respectivamente, como explica o técnico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA), Bruno Giorgio.

Após incêndio na sede PM, efetivo será reforçado Um efetivo de policiais civis e militares está a caminho de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, para garantir a segurança na região. O clima é de insegurança na cidade. Na madrugada da última terça-feira (3), índios Munduruku invadiram o Destacamento da Polícia Militar, destruíram a unidade e levaram as armas da polícia.
  Depois  de três dias sem comunicação os itaitubenses voltaram a ficar conectados. Um rompimento de um cabo de fibra ótica provocou um verdadeiro apagão na rede de celulares, computadores e sistemas informatizados. Durantes este período os itaitubenses sentiram na pele o quanto o ser humano é dependente da conectividade. não havia como se comunicar via telefonia ou fazer transações bancarias. o serviço de informação também ficou prejudicado. Mas para alegria de todos, o sistema foi restabelecido nesta quarta feira, trazendo alivio para a população.