O Ministério Público do Pará (MPE) expediu uma recomendação ao Departamento de Trânsito do município de Itaituba para que sejam intensificadas as ações de fiscalização do cumprimento do Plano Operacional de Trânsito do Estado por parte dos motoristas.
Os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores devem ser fiscalizados no uso obrigatório do capacete e cinto de segurança nos termos do código de trânsito.
Os condutores de carros também devem usar cinto de segurança e evitar alterar as características originais do veículo sem autorização legal. Também deve ser fiscalizado o uso de veículos em mau estado de conservação e ciclomotores com passageiros na garupa sem capacete.
 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na noite desta quinta-feira (30) o envio de tropas federais para 39 cidades do Pará durante as eleições municipais de 2012. Além disso, uma cidade do Maranhão - São Mateus do Maranhão - também será beneficiada.. 
 As 39 cidades do Pará que receberão o reforço são: Afuá, Almeirim, Altamira, Aveiro, Barcarena, Cachoeira do Arari, Canaã dos Carajás, Capanema, Chaves, Conceição do Araguaia, Curuá, Curuçá, Eldorado dos Carajás, Faro, Floresta do Araguaia, Garrafão do Norte, Gurupá, Ipixuna do Pará, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Marabá, Nova Esperança do Piriá, Novo Progresso, Novo Repartimento, Paragominas, Parauapebas, Placas, Portel, Prainha, Redenção, Rondon do Pará, Santa Cruz do Arari, Santa Maria das Barreiras, São Félix do Xingu, São Miguel do Guamá, Terra Alta, Terra Santa e Tomé-Açu.