sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Deputados escolhem quem presidirá a AL

Disputam a presidência da Assembleia Legislativa os deputados Martinho Carmona e Márcio Miranda (Foto: Divulgação / David Alves)
Deputados escolhem quem presidirá a AL (Foto: Divulgação / David Alves)Os deputados estaduais do Pará voltam ao trabalho nesta sexta-feira (1º) e já tem a missão de escolher quem presidirá a Assembleia Legislativa do Pará (AL) pelos próximos dois anos. A sessão iniciou às 9h e o voto é secreto.
Durante o processo apenas os deputados poderão ter acesso ao plenário. Assessores que costumam acompanhá-los nas sessões ficarão de fora.

Dois grupos disputam o comando da AL. De um lado, o deputado Márcio Miranda, que tem o apoio do governador Simão Jatene. Ontem, Miranda declarou estar confiante de que contará com 24 dos 41 votos. Na oposição está o bloco formado pelas bancadas do PT e PMDB, que juntas somam 16 votos. O candidato à presidência é o peemedebista Martinho Carmona. As articulações se estenderam pela madrugada. Os oposicionistas ainda acreditam que pode haver surpresas na votação de hoje.
Além do presidente, os deputados escolherão outros seis integrantes da mesa diretora. São dois vice-presidentes e quatro secretários. Desses, o mais disputado é o cargo de primeiro secretário, a quem cabe a função de administrador da casa, que tem um orçamento anual de R$ 250 milhões, superior ao de muitos municípios do Estado.
Na chapa de Carmona, o mais cotado para a primeira secretaria é o petista Airton Faleiro, mas ainda há possibilidade de o cargo ser oferecido a outro partido, caso seja necessário para garantir mais votos ao grupo.
Apesar do otimismo, o dia do candidato Márcio Miranda também foi de intensas negociações.
NOMES
A composição da mesa definida por Márcio Miranda, caso a chapa dele vença a eleição é: Junior Ferrari (PSD) como primeiro vice; Cássio Andrade (PSB) o segundo vice; Eliel Faustino (PR) primeiro secretário; Tião Miranda (PDT) segundo secretário; Ana Cunha (PSDB) terceira secretária e Tetê Santos (PSDB) , quarta secretária.
(DOL, com informações do Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário