quarta-feira, 13 de março de 2013

Deputado quer estadualizar estrada de Barreira

nelio aguiar
nelio aguiarA Estrada de Barreiras, que corta a área rural de Itaituba, apesar de encontrar-se a maior parte do ano, intrafegável, dá acesso a mais de 50 comunidades rurais e ribeirinhas na região Oeste do Pará. Para garantir a manutenção regular da via, o deputado Nélio Aguiar, deu entrada, nesta terça-feira, 12, à uma moção na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), solicitando ao Governo do Estado a estadualização da Estrada, pois a mesma liga ainda a sede do município de Itaituba, através da BR-230 a diversas comunidades rurais dos municípios de Itaituba, Aveiro e Juruti. Com a iniciativa, a Estrada de Barreiras passará a incorporar a malha rodoviária estadual.

Segundo o parlamentar, a estrada de Barreiras é ligada ao ramal do Degredo e ao Ramal União. Além desses ramais liga ao assentamento São Benedito no Município de Itaituba e aos assentamentos Cristalino I e II e Tapajós no Município de Aveiro. A estrada também dá acesso ao Município de Juruti, pela estrada construída através da iniciativa privada, para exploração de madeira extraída do Projeto de Concessão do Governo Estadual (Floresta Murumuru).
“A estrada é de suma importância para a agricultura familiar da região e também para os médios produtores pecuaristas, pois é o principal eixo rodoviário do interior do Município de Itaituba, mas em virtude de sua grande extensão, mais de 60 KM, fica totalmente inviável sua manutenção pelo município de Itaituba, havendo a necessidade urgente de ser transformada em uma PA”, defendeu o parlamentar.
A estrada de Barreiras, além de dar acesso, ainda, às comunidades do entorno do Parque Nacional da Amazônia (Nova Fronteira, Novo Horizonte, Pantanal de Areia, Monte Verde e Pote), liga a BR-230 aos portos de Brasília Legal (Aveiro) e Barreiras (Itaituba). São 70 KM até Barreiras e mais 20 KM até Brasília Legal. “Sem dúvida, a estadualização dessa estrada contribuirá substancialmente para o desenvolvimento da região, objeto de estudos e trabalhos de grandes Projetos do Governo Estadual, que conta com valiosa participação dos municípios de Aveiro, Juruti e Itaituba”, finalizou o Deputado.
Fonte: RG 15/O Impacto e Kátia Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário