III Conferência Municipal de Educação de Trairão foi realizada com sucesso

Secretária de Educação, Maria Regina
Secretária de Educação, Maria ReginaA Prefeitura de Trairão, através da Secretaria Municipal de Educação e Comissão Organizadora, realizou nos dias 24 e 25 de maio, a III Conferência Municipal de Educação que teve como Tema: “O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: TRILHANDO CAMINHOS PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO TRAIRENSE”.
O evento, que foi marcado pela democracia, teve como local o Salão Paroquial da Igreja Matriz de Trairão, anexo à Igreja de Nossa Senhora Aparecida e contou com a presença de cerca de 300 participantes, credenciados na portaria. Compareceram também os vereadores Goiano (presença relâmpago); Frank (prestigiou o início do evento, no domingo); João Natanael (Delegado com participação no domingo) e Aridelson de Almeida (participando ativamente nos dois dias de debate).

Autoridades que fizeram parte da Mesa que presidiu Conferência
Autoridades que fizeram parte da Mesa que presidiu Conferência
Na solenidade de abertura foram convidados a compor a mesa, o vereador Aridelson Almeida, o qual representou o prefeito Danilo Miranda; secretária de educação Maria Regina Pirez; secretário de administração Paulo Rodrigues; presidente do Conselho Municipal de Educação Antônio Carlos Inácio dos Santos; secretário de saúde Wilson Sousa; secretário de meio ambiente Jefferson Roberto; diretora de ensino Adriana Fernandes; presidente da comissão organizadora Hélio Loiola dos Santos Junior; Representante da Diálogo da Tapajós,  Sr. Felipe e a professora responsável do Polo Caracol, Nilza Sanches. Em seguida, os participantes cantaram o Hino Nacional e logo após, o Hino Municipal.
A Secretária Municipal de Educação, Maria Regina, ao fazer uso da palavra, lembrou sua participação em um debate promovido pela UNDIME-UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO-(semana passada) em um fórum nacional com os dirigentes municipais de todo o Brasil. Ressaltou que na oportunidade foi discutida (dentre outros assuntos) com o Ministério da Educação a aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação) com várias melhorias, inclusive, houve uma campanha para que 10% do PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO) Nacional seja direcionado para a educação; segundo ela, ainda é uma luta, mas, com o empenho de todos, incluindo, senadores e deputados, e ainda, através de debates nas conferencias municipais e posteriormente nas regionais, poderemos ter um PNE aprovado e com liberação de recursos suficientes para a expectativa de uma educação de qualidade para todos em nosso país.
Professor Luís Alípio ministrou palestra na Conferência
Professor Luís Alípio ministrou palestra na Conferência
“Estamos iniciando um debate em nosso Município que ao mesmo tempo está acontecendo em todo o Brasil através das conferencias municipais, desejo uma boa conferência a todos, e, que possamos debater, elaborarmos e aprovarmos propostas que venham promover uma educação igualitária e fortalecida no município de Trairão”,finalizou a gestora da pasta.
Na sexta-feira (24) foi ministrada ainda, uma palestra aos educadores Trairenses com representantes do movimento “Diálogo Tapajós”, na qual foi explicado o papel da entidade, que é levar informação para todos. O palestrante abordou, dentre outros assuntos, sobre os estudos de impacto ambiental, os quais têm previsão para estarem prontos em outubro. Na oportunidade, os educadores fizeram muitas perguntas, as quais foram respondidas com propriedade pelo palestrante Felipe, onde fez questão de ressaltar que depois de concluído o EIA (Estudos de Impactos Ambientais), haverá as audiências públicas para que a comunidade em geral possa ser ouvida pelas empresas e o IBAMA. Ou seja, muita água ainda vai rolar até que se inicie a construção destas hidrelétricas.
Já a Palestra Magna foi realizada pelo Conferencista Professor Luís Alípio Gomes; professor especialista; pedagogo e diretor de ensino de Santarém – PA. Com sabedoria e miscigenando alta cultura com a capacidade de falar a todo o público, o palestrante explanou o tema central da Conferência. Ressaltou, ainda, sobre o que o Plano Nacional de Educação, um documento-referência que estabelece diretrizes, metas e prioridades para o setor da educação.
Em seguida, a assembléia se dividiu em sete grupos de estudo encarregados de debater e lançar estratégias sobre os eixos temáticos. Na oportunidade, delegados representantes de todos os segmentos que compõem o sistema municipal de ensino discutiram planos e metas com o objetivo de elevar a qualidade de ensino em Trairão.
Professores e público presentes na Conferência de Educação
Professores e público presentes na Conferência de Educação
Na plenária final da Conferência, foram votadas as propostas surgidas durante as sete “mesas-redondas” do evento, acerca dos direitos à educação e da qualidade social das políticas educacionais no município de Trairão, definindo parâmetros e diretrizes para contribuir com a qualificação do processo ensino-aprendizagem.
Cabe destacar que a Prefeitura de Trairão, na gestão de Danilo Miranda, tem como um de seus principais eixos de investimentos a educação. Danilo tem procurado sempre trabalhar em parcerias com os profissionais do setor, colocando à frente, pessoas responsáveis e que querem um futuro melhor para a educação de nosso Município, ouvindo e dialogando com todos. A realização da III Conferência Municipal é uma demonstração de respeito com todos os profissionais da área, alunos e pais de alunos, porque é o momento onde todos têm voz e podem discutir ações e propor novas posturas.
Quem ganha com isso é a sociedade, que passará a ser atendida em escolas de qualidade, onde seus filhos realmente aprendem. Em resumo, o encontro teve um saldo extremamente positivo, pois difundiu o conhecimento a respeito das políticas educacionais do município. Durante o evento aconteceram, ainda, apresentações culturais como dança de carimbó e dança teatral, além de dinâmicas e apresentação musical com o casal Atonio e Irene, o som ficou por conta do Professor Edson Fred.

Fonte: RG 15/O Impacto e Portal Trairense

0 comentários:

Postar um comentário