sábado, 22 de junho de 2013

Mover debate o Estatuto da Criança e do Adolescente em Itaituba


Participam conselheiros tutelares, técnicos de secretarias municipais de assistência, saúde e educação, professores, diretores de escolas, adolescentes e representantes da sociedade civil, entre outros

Começou nesta terça-feira, 18, em Itaituba, o Encontro do Movimento pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente (Mover), que tem o objetivo de debater o Estatuto da Criança e do Adolescente e qualificar conselheiros tutelares, técnicos de secretarias municipais de assistência, saúde e educação, professores, diretores de escolas, adolescentes, técnicos dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), 
 Centro de Referência de Assistência Social (Cras), promotores de justiça, defensores públicos, magistrados, policiais civis e militares e representantes da sociedade civil sobre os direitos dos jovens e adolescentes.


O Encontro é realizado no auditório da Instituto Federal do Pará (IFPA) em Itaituba e envolve também os municípios de Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão. Durante os dois dias de palestras, debates e workshops serão realizados com o objetivo de identificar os principais desafios para o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, além de fortalecer as instituições que compõem o sistema de garantias de direitos.


Segundo a vice-diretora da Escola Estadual Benedito Corrêa de Souza, Patrícia Mota, o encontro do Mover incentiva diretores e professores a se conscientizar sobre os direitos dos jovens. “Uma das dificuldades que temos é atender esses jovens que vivem em famílias desestruturadas e sem escolaridade. Esse encontro oferece ferramentas para que possamos nos conscientizar sobre os riscos que nossos jovens estão correndo e como podemos impedir. Está na hora de assumir o nosso compromisso, que é ajudar as crianças e adolescentes de nossa cidade”, disse.


O coordenador do Mover, Antônio Neto, disse que o encontro garante uma orientação para que os servidores possam tratar melhor das temáticas que envolvem crianças e jovens. “Com um evento como esse, esperamos qualificar e integrar toda a população da região próxima a Itaituba, além de garantir uma excelente troca de experiências que possa garantir o cumprimento do estatuto”, declarou.


A secretária de Assistência Social de Itaituba, Uzalda de Miranda, elogiou a ação do Mover. “É uma oportunidade muito importante que temos para garantir conhecimento em uma área que temos muita dificuldade, muitos jovens estão envolvidos com as drogas e, com ações como esta, podemos ter melhores condições de lidar com essa problemática”, afirmou.


O Encontro do Mover em Itaituba segue até esta quarta-feira, 19, quando serão elaboradas linhas de ação que serão para a garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.
agencia para 

Nenhum comentário:

Postar um comentário