quinta-feira, 13 de junho de 2013

Pimental realiza audiência pública

Localizada a margem esquerda do rio Tapajós, e distante setenta quilômetros de Itaituba, a comunidade de Pimental além de ter uma localização privilegiada, abriga um cenário natural que remete a sua origem, como, por exemplo, ser constituída por nativos ribeirinhos, indígenas e remanescentes do ciclo da seringa na Amazônia. Possui uma população estimada em quatro mil habitantes.

A comunidade, como outras da região é dotada de infraestrutura com serviços básicos como um posto de saúde, área de lazer, escola de ensino fundamental  que atendem seus moradores. A proximidade com Itaituba via fluvial e terrestre criou vínculos sociais, econômicos e culturais, e desta forma, a administração municipal adotou a comunidade que pertence desde a década de noventa ao município de Aveiro.  

Apesar de ser  integrante não oficial do município de Itaituba, Pimental recebe da prefeitura o mesmo tratamento dado em outras localidades, ou seja, os investimentos e benefícios públicos são bancados por Itaituba. Diante dessa situação, pela primeira vez, os moradores tomara uma decisão inédita por seu reconhecimento territorial.

O desejo é que a localidade pertença de direito e de fato ao município de Itaituba. Nesse aspecto os moradores em parceria com o Ministério Público agendaram para esta quinta-feira uma audiência pública que vai colocar em pauta, justamente esta questão. Conforme o presidente da comunidade Silvinho este é o primeiro passo dessa caminhada pelo reconhecido, e que se depender dos anseios dos moradores não vai demorar.
(Ascom-PMI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário