Estelionatários do Amazonas são presos em Itaituba (Foto: Mauro Torres)Após um mês e meio de investigações, três estelionatários foram presos ontem (30), na área central do município de Itaituba, oeste do Pará. O bando foi pego minutos depois de aplicar um golpe contra um idoso, na saída de uma agência bancária.
Segundo levantamento feito Serviço Reservado da Polícia Militar de Itaituba, os presos fazem parte de uma quadrilha maior que foi montada no estado do Amazonas e já atuou em vários municípios paraenses. “Eles agiram em cidades da região da Calha Norte, passaram por Santarém e estavam agindo em Itaituba, já há algum tempo. Nós começamos a monitorar o grupo a partir das primeiras ações, ainda no ano passado”, relatou o tenente Almir Castro.


A pedido do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), a Justiça Federal determinou, em caráter liminar, a suspensão de qualquer atividade de pesquisa mineral ou de extração de ouro na área do garimpo Rosa de Maio, localizado ao sul do município de Maués – a 260 quilômetros de Manaus -, no rio Parauari.

A multa diária em caso de descumprimento foi fixada em R$ 5 mil.

A decisão decorreu de ação civil pública ajuizada pelo MPF/AM, em agosto de 2012, contra o garimpeiro Francisco Assis Moreira da Silva, conhecido como “Zezão do Abacaxi”, por causar danos ambientais decorrentes da exploração ilegal da atividade de extração de minério de ouro, desde a década de 70, no garimpo Rosa de Maio.
A fuga aconteceu na noite de quinta feira, 31, da 19ª Seccional Urbana da Policia Civil de Itaituba no oeste do estado, essa não foi a primeira vez que presos fogem da delegacia de Itaituba.
   Na carceragem da Delegacia estavam 08 presos, alguns seriam transferidos para o presídio local. Segundo informações a fuga aconteceu por volta da das 21h30min, os preso Leandro da Silva Reis (acusado de trafico); Andre da Silva Rocha (acusado de trafico) e Clealberth Dutra Guimarães, 34, condenado a 25 anos de reclusão por duplo homicídio, sendo um simples e um qualificado, trabalhava como personal trainer em uma academia de ginástica na cidade de Itaituba, Oeste do Pará.