A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) acolheu proposta redigida e encaminhada após a audiência pública ocorrida no último dia 3 de maio, no município de Itaituba, que debateu o Decreto 174, assinado pelo governador Simão Jatene, para a promoção do equilíbrio ambiental à atividade garimpeira no rio Tapajós. O documento servirá de subsídio à elaboração da Instrução Normativa que visa padronizar o trabalho nos garimpos da região, de forma a minimizar impactos ambientais e ajustar a conduta para obtenção e renovação de Licença Ambiental.
Numa demonstração de muita preocupação com seu desempenho e de seus aliados na região Oeste do Pará, o governador Simão Jatene acaba de enviar em caráter de urgência solicitação para um encontro nesta quarta-feira, dia 08, com o presidente da Associação dos Municípios da Região da Transamazônica e Santarém-Cuiabá, o prefeito Everton Moreira, o Banha, do município de Uruará.
Francisco Aguiar
Francisco AguiarUma trajetória de sucesso no ramo empresarial de Santarém. Assim pode ser definida a carreira comercial do empresário Francisco Aguiar, o “Chapadinha”. Ele nasceu no Estado do Piauí, no ano de 1956. Após completar um ano de idade, seus pais se mudaram para a cidade de Chapadinha, no estado do Maranhão, onde morou até os 18 anos de idade. De lá, “Chapadinha” veio para Santarém, no Pará, onde começou sua brilhante trajetória, como empresário do ramo comercial. Hoje, “Chapadinha” planeja entrar para a política e concorrer ao cargo de Deputado Federal, pelo Pará, nas eleições de 2014. Veja a entrevista na íntegra:
'Depressivo', atirador diz se tratar há 10 anos com médico O paciente Elionaldo dos Santos, de 37 anos, que atirou no médico neuropsiquiatra Edson Ferreira Filho, na manhã desta quinta-feira (9), dentro do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, alegou que sofre de depressão e fazia tratamento com o médico há 10 anos, tendo gasto muito dinheiro, mas nunca melhorou.

“Há 10 anos que estou contando com ele. Ele disse que em cinco meses eu ficaria bom. Com 10 anos eu não fiquei bom, fiquei com raiva e fiz isso”, justifica o atirador.
Atentado no hospital
Servidores e pacientes passaram por momentos de pânico e terror na manhã de quinta-feira, 09, no Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), em Santarém. O agricultor Elionaldo dos Santos Silva, de 31 anos, morador da Comunidade de Vicinal do Sonrizal, no município de Rurópolis, entrou por volta de 10h20, nas dependências do HRBA e, após chegar ao consultório do médico Edson Ferreira Filho, desferiu seis tiros de revólver calibre 38, no profissional de saúde.