A reportagem do Jornal Folha do Progresso esteve no local aonde a rodovia BR-163 que liga Cuiaba no Mato Grosso ao Santarém no Pará foi fechada hoje(12/06) as 13:00 horas, nas proximidades da comunidade Nova Veneza entre o distrito de Alvorada da Amazônia e a cidade de Novo Progresso, á aproximadamente 80 indios no local, já havia fila de automóveis e caminhões no local nos dois sentidos da Br-163, eles não permitem a passagem de nenhum veiculo, no local tinha um veiculo com um Senhor de 73 anos doente indo sentido Mato Grosso para tratamento, mais não foi permitido passar, os índios prometem permanecer no local até as reinvindicações serem atendidas, a BR-163 será liberada o tráfego a partir da 18:00 horas até ás 06:00 da manhã, abriram novamente as 11:00 horas da manhã até as 13:00 horas e assim sucessivamente.
  No que depender da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (AL), as eleições municipais de 2016 terão mais cargos políticos. Isso por que, atendendo ao projeto de lei aprovado pela Câmara Federal, que permite a criação de 400 novos municípios, os deputados pretendem criarentre 15 e 20 municípios. Ontem o líder de governo, José Megale (PSDB), requereu a realização de audiência pública para discutir a viabilidade da criação de novos municípios.

A casa já tem cerca de 50 projetos de lei complementar em trâmite, por desmembramento ou por fusão. Destes, o parlamentar acredita que menos da metade são viáveis. “Entre 15 e 20 estão na condição de urgência pela situação da localização, muito distantes da sede”. Cachoeira das Serras e Castelo dos Sonhos, distritos de Altamira, e Quatro Bocas, distrito de Itupiranga, são exemplos citados pelo deputado. Já Fordlândia, localidade de Aveiro, segundo Megale, precisa passar por estudos socioeconômicos. 
Deputado Nélio Aguiar.
O deputado estadual Nélio Aguiar (PMN) deu entrada nesta terça-feira (12) à moção solicitando ao Governo do Estado, que o Poder Executivo dê o nome Ambrósio Antero Santiago à obra Integrada de Polícia de Jacareacanga. Uma justa homenagem ao ex-delegado de Polícia de Jacareacanga, que exerceu o cargo de comissário de Polícia por mais de 20 anos. “Seu Ambrósio”  foi nomeado pelo ex-governador Alacid da Silva Nunes, em 1966, através de Decreto e durante 24 anos serviu a população do município de Jacareacanga.

Numa entrevista de quase 30 minutos concedida no início da manhã de hoje, a qual vai ser publicada, na íntegra, na próxima edição do Jornal do Comércio, semana que vem, o ex-prefeito Roselito Soares falou de seu presente e de seu futuro político.


Ele confirmou as conversas que este blog anunciou com exclusividade, que teve com o senador Jader Barbalho e com o ex-prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, os quais o convidaram para ingressar no PMDB, pelo que disse ter ficado muito lisonjeado. 

Depois de ser recebida em Brasília no Ministério das Cidades e na Caixa Econômica Federal, a prefeita Eliene Nunes em companhia do  secretário municipal de infraestrutura Manoel Neto através de uma entrevista coletiva anunciou nesta quarta-feira (12) os futuros investimentos em curto e médio prazo para o município de Itaituba. 

Localizada a margem esquerda do rio Tapajós, e distante setenta quilômetros de Itaituba, a comunidade de Pimental além de ter uma localização privilegiada, abriga um cenário natural que remete a sua origem, como, por exemplo, ser constituída por nativos ribeirinhos, indígenas e remanescentes do ciclo da seringa na Amazônia. Possui uma população estimada em quatro mil habitantes.