Após 72 horas do bloqueio que ocasionou um congestionamento de mais de dez quilômetros de carros e aproximadamente mil carretas estacionadas ao longo da BR 163, foi parcialmente liberado o tráfego da Rodovia por volta das três horas da manhã desta quinta-feira (04). Todavia, depois que os carros atravessaram a Cidade, a BR voltou a ser interditada. De acordo com informações, extraoficiais, vindas do local do bloqueio, a próxima liberação de tráfego está prevista para a próxima segunda-feira (08).
Caseiro (detalhe) confirma morte de animais. Um deles teve couro arrancado
Carroceiro (detalhe) confirma morte de animais. Um deles teve couro arrancado
Os maus tratos provocados em cavalos e burros por funcionários da Prefeitura Municipal de Itaituba, no Oeste do Pará, revoltou proprietários de carroças e vereadores do Município. Cerca de 120 membros da Associação de Carroceiros foram unânimes ao denunciar que os funcionários da Prefeitura quando encontram um animal amarrado na rua para comer capim, chegam ao local, pegam o animal e o levam para uma chácara.
De acordo com o ex-vereador Luiz Fernando Sadeck, o “Peninha”, a Prefeitura de Itaituba cobra R$ 25,00 a diária e mais R$ 150 pela condução do animal até a chácara, localizada em um local afastado do centro da cidade. Ele denuncia que por não ter ninguém para cuidar dos cavalos e burros na chácara,
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) publicou nesta quinta-feira (4), no Diário Oficial do Estado, a Instrução Normativa nº 006/2013, que dispõe sobre licenciamento para lavra garimpeira de ouro no Estado do Pará. A Instrução considerou a Constituição Estadual, decretos, leis federais e estaduais, resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e outras normas, com o objetivo de garantir a proteção e conservação do ambiente onde será exercida a atividade garimpeira.

O trabalho em garimpos pode ser considerado muito nocivo ao meio ambiente quando exercido de forma irregular. Por isso tornou-se indispensável uma Política Estadual para disciplinar essa atividade.