terça-feira, 18 de março de 2014

Piloto teria avistado avião bimotor que desapareceu próximo a Jacareacanga

O avião bimotor modelo BARO, prefixo PP-LMN partiu de Itaituba as 11:45 com destino a Jacareacanga. O avião da empresa Jotan taxe aéreo conduzia cinco profissionais de saúde da FUNASA que prestavam serviço naquela região. O ultimo contato do piloto aconteceu as 12:40,  ele comunicou a um colega que havia pane em um dos motores do avião  e tentaria um pouso forçado. O avião estava a 11 milhas de Jacareacanga, cerca de 4 minutos de vôo, quando fez seu ultimo contato. De acordo com o administrador do aeroporto de Itaituba, Emílio Picardo, até o a tarde de hoje ainda não havia informações sobre o que teria acontecido com o avião, mas por volta das 17:30 destroços foram visualizados por uma aeronave.
No aeroporto de Itaituba havia uma grande mobilização de aeronaves que se organizaram para dar suporte na buscas. A INFRAERO informou que o desaparecimento do avião foi comunicado ao serviço regional de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos (SERIPA) que enviou ao local uma equipe de busca para tentar localizar a aeronave e investigar as causas da queda. Um helicóptero do estado também deve dar auxilio a equipe.

 O avião era pilotado pelo comandante Luiz Feltrin, que é considerado um dos mais experientes da área na região, com mais de 30 anos na profissão. O diretor do aeroporto de Itaituba, onde está à base do avião, também afirmou que a empresa mantém a documentação e revisão de suas aeronaves em dia. A administração da empresa Jotan Taxe Aéreo informou que por enquanto não vai se manifestar sobre o acidente. 
 O avião foi visualizado por volta das 17:30 desta terça feira(18) as proximidades do rio. equipes se deslocam em embarcações para o local na tentativa de localizar sobreviventes.    

2 comentários:

  1. Algo está errado. Esta matrícula - "PP-LMN" - não é reconhecida pelo Portal do RAB (http://www2.anac.gov.br/aeronaves/cons_rab.asp).

    ResponderExcluir
  2. É "PR-LMN":
    Proprietário: JOTAN TAXI AEREO LTDA - EPP
    CPF/CGC: 02151056000172
    Operador: JOTAN TAXI AEREO LTDA - EPP
    CPF/CGC: 02151056000172

    Fabricante: BEECH AIRCRAFT
    Modelo: 58
    Número de Série: TH648
    Tipo ICAO : BE58
    Tipo de Habilitação para Pilotos: MLTE
    Classe da Aeronave: POUSO CONVECIONAL 2 MOTORES CONVENCIONAIS
    Peso Máximo de Decolagem: 2449 - Kg
    Número Máximo de Passageiros: 005

    Categoria de Registro:
    PRIVADA SERV.TRANSP.AEREO PUBLICO NAO REGULAR TX.AEREO
    Número dos Certificados (CM - CA): 21194
    Situação no RAB:
    Data da Compra/Transferência: 180912

    Data de Validade do CA: 11/10/18
    Data de Validade da IAM: 031014
    Situação de Aeronavegabilidade: Normal

    ResponderExcluir