sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Divulgado balanço de operação em municípios do PA

Foi divulgado o balanço geral da operação “Minerva Total III”, realizada em 20 municípios paraenses com grande contingente como Belém, Marabá, Paragominas, Redenção, Parauapebas, Bragança, Novo Progresso, Santa Izabel do Pará, Castanhal, Abaetetuba, Barcarena, Itaituba, Altamira, Moju, entre outros.
Foram realizadas 25 barreiras de policiamento e fiscalização, 24 ações de saturação policial; 29 incursões policiais e outros 80 tipos de ações de policiamento e fiscalização. As equipes fiscalizaram 247 bares (25 foram fechados e 4 multados), 39 casas de show (2 foram fechadas e 2 multadas) , 1.107 motos (122 foram autuadas, 145 regularizadas e 69 apreendidos),  220 moto-taxis (36 foram regularizadas e 5 apreendidas), 807 carros (97 foram autuados, 86 regularizados e 54 apreendidos).

Os policiais cumpriram 10 mandados de prisão, 2 foragidos foram recapturados, 17 adolescentes foram apreendidos e 10 encaminhados para conselhos tutelares, e 44 pessoas adultas foram presas. Ainda foram apreendidas, entre outras, 1,60 quilos de cocaína e 24 quilos de maconha, 9.010 mídias “pirateadas”, 49 celulares falsificados, 4 armas de fogo e 1 arma branca.
As ações da “Minerva Total III” iniciaram no dia 24 de agosto, com participação de todas as instituições que integram o Sistema de Segurança Pública, além de diversos parceiros das esferas federal, estadual e municipal.
A operação tinha como objetivo reduzir os índices de ocorrências, principalemnte de roubo e letalidade violenta (homicídio doloso e latrocínio), mantendo a ordem pública e o respeito ao ordenamento jurídico, com ações ostensivas, preventivas e repressivas de policiamento, visando a proteção do patrimônio e o reforço da segurança da população paraense.
A operação, a exemplo das Minerva Total I e II, pode ser considerada como uma das maiores já realizadas, de forma simultânea, em todo o Estado, envolvendo uma grande logística e mobilização das forças de segurança do Estado e dos diversos parceiros, que colaboraram, tanto nas ações de policiamento e fiscalização, quanto nas ações sociais desenvolvidas nos municípios.
Ao longo da Operação “Minerva Total III”  foram desenvolvidas várias ações de segurança: barreira Integrada, incursão, saturação motorizada, cumprimento de mandados de prisão de foragidos da justiça, combate ao tráfico de drogas, combate à mídia “pirateada”, fiscalização em feiras, bares e postos de gasolina (Ação Hypinos), além de ações sociais.
Uma Central Integrada de Processamento de dados foi instalada na Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) da Segup, onde foram realizados o monitoramento das prisões, fiscalizações, vistorias, apreensões e apuração do resultado final das ações, a capital e no interior.
(DOL, com informações da Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário