sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Tracajás são resgatados e devolvidos para a natureza em Itaituba

Em Itaituba, no oeste do Pará, oito quelônios foram resgatados de uma casa e devolvidos para a natureza. A operação de soltura dos tracajás, uma espécie protegida de quelônios da Amazônia, foi acompanhada por militares do Batalhão de Infantaria de Selva.
De acordo com a Polícia Militar, os animais foram apreendidos em uma casa de um bairro da periferia de Itaituba. Segundo os moradores da casa, os tracajás pertenciam a um pescador que mora na comunidade ribeirinha.

Os quelônios foram levados para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e em seguida transportados de lancha até um local considerado seguro. Depois de alguns minutos trafegando pelo rio Tapajós, os tracajás foram soltos em uma área de preservação do Exército.
“Tem um efetivo bem maior de homens do Exército, o que tem intimidado o pessoal, que nunca vai querer estar entrando em área militar", afirma Francisco Oliveira, agente de fiscalização ambiental. A fiscalização é constante, mas a área protegida é muito grande. "O nosso efetivo é bem baixo para trabalhar na preservação dessa região", disse ainda.
Para os especialistas, nessa época do ano os quelônios começam a se aglomerar nas praias para fazer seus ninhos e acabam se tornando presas fáceis.
Na delegacia foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência. O dono da casa deve responder por crime ambiental e foi liberado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário