segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Anac interdita aeroporto de Itaituba, oeste paraense


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu pousos e decolagem de voos comerciais na pista do aeroporto de Itaituba, no oeste do Pará. De acordo com a Anac, a proibição se deu em virtude de o aeroporto não dispor de um veículo para combate a incêndio. Essa é a segunda vez que a Anac interdita o aeroporto da cidade por falta de segurança. A decisão, em vigor desde a semana passada, pegou de surpresa as duas empresas áreas que operam no município.

Ainda segundo a Anac, o aeroporto de Itaituba está recebendo investimentos que vão adequá-lo para receber a grande demanda, principalmente dos inúmeros garimpos da região. Em 2015, a perspectiva é que já esteja operando com detector de metais, um dispositivo obrigatório que garante a segurança dos usuários. A grande preocupação é que, ao longo do tempo, o aeroporto foi sendo considerado inadequado, fazendo com que a Prefeitura investisse na adequação. 

Representantes das companhias aéreas demonstraram extrema preocupação, principalmente por Itaituba fazer parte de conexões regionais, e têm sido parceiros no trabalho de adequação. Até que o problema seja sanado, o acesso ao município se dá apenas pela estrada ou por via fluvial. Passageiros vindos de Belém são obrigados a descer no aeroporto de Santarém e de lá seguir de lancha até a cidade de Itaituba.
fonte: O liberal/ ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário