Uma possível falha no Transmissor Localizador de Emergência do avião que caiu próximo ao município de Jacareacanga, sudoeste paraense, não funcionou, o que está dificultando as buscas, de acordo com informações da Força Aérea Brasileira (FAB), em entrevista ao DOL no início da noite desta sexta-feira (21).
Todas as aeronaves tem esse aparelho, que emite um sinal para a FAB no momento do impacto. “Não sabemos certo o porquê o sinal não foi emitido. Pode ser que a bateria estivesse vencida e por algum motivo não foi trocada. E isso está dificultando nossas buscas”, explica a FAB.

As equipes de buscas que fazem parte da operação de resgate do avião bimotor que desapareceu após decolar de Itaituba na última terça-feira (18), no oeste do Pará, investigam a possibilidade do avião estar perto de uma área de garimpo localizada próximo ao município de Jacareacanga. Segundo o delegado Lucivelton Santos, a comunidade teria avistado a aeronave enquanto ela sobrevoava a região (veja vídeo acima). Após a confirmação da localização exata do garimpo, as equipes de salvamento devem traçar um raio de busca de 20 quilômetros.