Juiz Iran Sampaio
O juiz de comarca de Novo Progresso, Iran Sampaio (foto), decretou hoje o afastamento do secretário municipal Silvano Costa, titular da pasta de Saúde do município.

O afastamento é preventivo, segundo o magistrado.
É que Silvano Costa é réu em um processo de improbidade administrativa, ajuizado pelo MP (Ministério Público) do Pará à época que comandava a Secretaria de Ação Social de Novo Progresso.
” [ele] não pode a partir desta data exercer qualquer cargo, emprego ou função nas três esferas de governo para o bom andamento da instrução processual, pois, como dito, a presença do réu na gestão da secretaria que atualmente ocupa, a meu ver, coloca em risco as provas que pretende produzir o MP, bem como tornar tímidas as informações que serão prestadas pelas testemunhas arroladas na inicial”, justificou o juiz.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou por volta das 18h desta sexta-feira (4) que o helicóptero Black Hawk retornou aJacareacanga sem novas informações do bimotor desaparecido no dia 18 de março com cinco pessoas a bordo. A aeronave de resgate havia sido dispensada na última quinta-feira (3), já que a operação de localização foi suspensa, mas no retorno à base em Manaus, a tripulação da aeronave teria avistado algo e decidiu retomar as buscas.
"Eles viram algo distante, que valeria a pena uma nova averiguação e não se sentiram confortáveis de suspender o resgate. Então foi retomada uma investigação pontual, bastante precisa, e aquela área já coberta será reavaliada", informou por telefone a assessoria de imprensa do órgão.
Infográfico avião desaparecido jacareacanga (Foto: Andressa Azevedo/G1)
O helicóptero de resgate Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB), que fazia buscas pelo avião desaparecido em Jacareacanga, sudoeste do Pará, no dia 18 de março, retornou à região na manhã desta sexta-feira (4). O motivo da retomada das buscas seria um indício sobre a localização da aeronave Beechcraf Baron, que sumiu após decolar de Itaituba com cinco pessoas.
Segundo informações da FAB, a tripulação do helicóptero estaria retornando para a base, localizada em Manaus, quando avistou algo na mata. "Eles viram algo distante, que valeria a pena uma nova averiguação e não se sentiram confortáveis de suspender o resgate. Então foi retomada uma investigação pontual, bastante precisa, e aquela área já coberta será reavaliada", informou por telefone a assessoria de imprensa do órgão.
Celebração vítimas acidentes (Foto: Reprodução/TV Tapajós)Familiares reúnem grupos de orações para ter
equilíbrio espiritual e manter as esperanças
(Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Familiares e amigos da técnica de enfermagem Luciney Aguiar de Souza, 41 anos, se reuniram na noite de quinta-feira (3) em uma celebração na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, emSantarém, oeste do Pará. Luciney é uma das passageiras do bimotor Beechcraf Baron que desapareceu entre os municípios de Itaituba e Jacareacanga, sudoeste do Pará, no dia 18 de março. Eles se reúnem diariamente para fazer orações em grupo. "Temos que manter o equilíbrio, estamos tendo muito apoio da igreja. Só assim conseguimos manter a fé e a esperança, já que o governo não nos ajuda, já desistiram das buscas", ressalta Cláudia Aguiar, irmã da passageira.
Vereador Isaac 
Saiu à primeira sentença contra o vereador Isaac Dias. O juiz de Itaituba, Sidney Pomar Falcão proferiu ontem, 3 de Abril, a primeira sentença contra o vereador, Isaac Dias-PSB, condenando o edil, com sanções punitivas do artigo 138 c/c art. 141, III, todos do Código Penal. A dosimetria da pena será de acordo com o artigo 68 do Código Penal, conforme dissertou o juiz em sua sentença.


O réu agiu com dolo intenso; antecedentes: desfavoráveis, pois possui outros registros de antecedentes criminais; conduta social: não há elemento a indicar qual a conduta social do réu, em especial quanto ao seu comportamento no seio social, familiar e profissional; personalidade: não há elementos a indicar qual a personalidade do réu, em especial porque nenhum exame psicológico foi procedido nos autos. Considerando que há circunstâncias judiciais desfavoráveis ao réu, o juiz arbitrou a pena base de acima do mínimo legal, estabeleceu em um ano de detenção e multa de 80 dias multa, fixados à razão de 1/30 do maior salario mínimo mensal vigente ao tempo do fato, valor a ser atualizado, quando da execução, na forma do art. 49, paragrafo 2º, e 50 do Código Penal. Isaac vai pagar multa de 10 salários mínimos vigentes no Pais.