quarta-feira, 14 de outubro de 2015

UFPA abre inscrições para o vestibular 2016

Está disponível no site do Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Ceps/UFPA) o edital do Processo Seletivo 2016 da instituição. São ofertadas 6.788 vagas, sendo 1.235 delas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições iniciam nesta quarta-feira (14) e seguem até o dia 16 de novembro.
A taxa de inscrição no concurso é de R$ 30 reais e pode ser paga até o dia 17 de novembro. Porém, têm direito a participar do certame de graça todos os candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou que cursaram assas três séries na rede privada, com bolsa integral. No ano passado, dos 128 mil inscritos, mais de cem mil participaram do certame sem ônus.

Para participar do PS 2016 os candidatos precisam estar inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é a única etapa do concurso para a maior parte dos cursos ofertados. A exceção a essa regra são os cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, que além do Enem contam com uma Exame de Habilidades, prova agendada para o dia 13 de dezembro.
Novidades
Entre as novidades do Processo Seletivo deste ano, estão a criação de novos cursos e as mudanças no Sistema de Cotas da Instituição. A proposta de criação de cinco cursos novos envolve as Licenciaturas em Física, Química, Geografia e História, para o Campus de Ananindeua, e o curso inédito de Engenharia de Bioprocessos, proposto pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB), além de outros 11 cursos flexibilizados para várias cidades do interior paraense.

Para o Sistema de Cotas, a UFPA reserva 50%, no mínimo, das vagas de cada curso e turno destinadas a candidatos que comprovarem ter cursado todo o ensino médio em escola pública, divididas igualmente entre candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e com renda superior a 1,5 salário mínimo per capita. Em cada um desses dois grupos, 78% das vagas estão destinadas a autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, conforme determinação da lei de cotas.
Critérios
Os critérios de eliminação do concurso continuam os mesmos: quem obtiver nota, na Redação, inferior a 500 e nota, nas áreas de conhecimento do Enem, inferior a 400 será eliminado da concorrência.

Haverá, ainda, a criação de uma vaga, por acréscimo, nos cursos de graduação, destinada exclusivamente à pessoa com deficiência.
E continua inalterada, ainda, a atribuição do bônus de 10% (dez por cento) aos alunos que tenham cursado todo o ensino médio nos Estados do Pará, do Amapá, do Amazonas, de Roraima, de Rondônia, do Acre e de Tocantins.
Já a previsão é que o Listão do PS 2016 seja divulgado no final de janeiro que vem, conforme agenda de liberação de notas do Enem às universidades.
Direito em Paragominas - Vale ressaltar que estão abertas, até o dia 21 de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo Especial (PSE) que oferta 50 vagas para o curso de Direito na cidade de Paragominas. Para saber mais informações o candidato pode acessar o seguinte link ou clicar sobre o banner PSE-3/2015: Direito Paragominas, localizado no canto superior direito do site do Ceps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário