Indígenas e garimpeiros são o público principal da ação
O município de Jacareacanga está localizado no extremo oeste do Estado do Pará. Segundo dados do IBGE, a população da cidade é de aproximadamente 41 mil habitantes, sendo parte dela constituída por populações indígenas. Entre as atividades econômicas desenvolvidas no município, o garimpo é uma das atividades mais antigas na região. Por isso, os indígenas e os garimpeiros foram escolhidos, prioritariamente, para receber, de 27 a 29 de novembro, as primeiras ações do projeto “Eu Existo e Sou Cidadão”.

O autor do projeto, juiz Sidney Pomar Falcão, que responde pela Comarca de Jacareacanga, explica que a ideia é chegar a localidades de difícil acesso, facilitando, especialmente à população adulta, a emissão de documentos básicos, como carteira de identidade, certidão de nascimento e título de eleitor.
O garimpo de “Cabaçal” será o primeiro a receber os serviços, que têm apoio da Prefeitura de Jacareacanga, Ministério Público e Polícia Civil. Para chegar ao local, juiz, servidores e pessoal de apoio cedido por outros órgãos deverão utilizar avião monomotor.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Texto: Vanessa Vieira