Foto: Júnior Ribeiro

Kleber Menezes, secretário de transporte do Estado do Pará, esteve visitando a Estrada do BIS na manhã de hoje, tomando conhecimento da situação.

A estrada, que foi interditada recentemente por indígenas que residem à sua margem, incomodados com a poeira no verão e a lama no inverno.

A desobstrução aconteceu depois de negociações com a prefeita Eliene Nunes, que acompanhada de uma representação dos mundurukus foi a Belém negocia com o governo estadual a liberação de recursos para fazer a pavimentação asfáltica da via.

 Evandro Sousa Araújo, de 20 anos de idade, foi agredido em frente a um clube de festa localizado na rodovia Transamazônica, trecho urbano de Itaituba, Oeste do Estado. A polícia não conseguiu coletar maiores detalhes acerca das causas da agressão ou sobre quem provocou as lesões no rapaz, que ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal de Itaituba (HMI), mas não resistiu e faleceu na madrugada desta segunda-feira (10).
A ação de reintegração de posse foi cumprida por oficiais de Justiça com apoio da Polícia Militar. Pelo menos quarenta policiais, incluindo o Grupo Tático, participaram da operação. Diante da resistência de algumas das famílias que ocuparam a área, foi necessário o uso de um trator para demolir os barracos.

A decisão judicial foi expedida em favor da empresa Resecon, responsável pela construção das unidades do residencial Wirland Freire, do programa Minha Casa Minha Vida. A área, com mais de vinte hectares, foi invadida por um grupo de mais de trezentas famílias, que se diziam injustiçadas por não terem sido contempladas no programa.