Secretário Valfredo Marques anunciou o plano de redução de gastos 
O anúncio foi feito na tarde desta terça feira (15) pelo secretário de governo Valfredo Marques.  A primeira medida anunciada para conter gastos é a redução da jornada de trabalho no serviço público, o atendimento ao publico será feito agora de segunda a quinta-feira no horário das 8 as 14 horas , e a sexta feira ficará apenas para serviços internos das secretarias e departamentos.
 O decreto municipal 208 de 11 de setembro, assinado pela prefeita Eliene Nunes, cria o plano municipal de contenção de gastos para o ultimo trimestre desse ano.  O secretário não descartou a possibilidade de redução de salários e demissão de servidores municipais.  No entanto, Valfredo alegou que a redução de salário e a demissão de funcionários não significa que o município está com mais servidores que o necessário.
De acordo com a gestão municipal a medida visa o equilíbrio das contas públicas municipais face à crise financeira nacional que abala também as estruturas municipais. Segundo secretario, a campanha de contenção de gastos irá gerar uma economia de aproximadamente dois milhões de reais até o final do ano através da redução do consumo de energia elétrica, água, telefone, combustível, material de consumo, salários, hora extra entre outros serviços.
4.849 pessoas se inscreveram para participar do concurso publico 01/2015 de 16 de junho deste ano, voltado para o preenchimento de vagas na área de saúde publica do município de Itaituba. São 50 vagas para agente comunitário de saúde e 45 para agentes de endemias. O salário inicial varia entre R$ 1.014,00 a R$ 1.115,00.  As vagas foram distribuídas de acordo com a necessidade do município na área urbana e zona rural.
Para ambos os cargos a carga horária de trabalho é de 40 horas semanais. Para os agentes comunitários de saúde o município exigiu apenas o ensino fundamental completo, já para atuar como agente de endemias o candidato terá que apresentar diploma de conclusão do ensino médio. 
As provas irão acontecer neste domingo em seis escolas do município:     Benedito Correa de Souza, Maria das Graças Escócio Cerqueira, Antônio Gonzaga Barros, Marechal Rondon, Haroldo Veloso e Faculdade de Itaituba no período da manhã e da tarde. A organização do concurso está a cargo do Centro de Extensão, Treinamento, e Aperfeiçoamento Profissional- CETAP, que já divulgou as informações finais em seu site oficial. No endereço eletrônico da empresa o candidato pode confirmar seus dados e imprimir o cartão de inscrição.