A universidade federal do oeste do Pará- UFOPA vai iniciar a oferta de cursos ao público itaitubense a partir do ano que vem. Os cursos irão ser realizados em cooperação com o governo município.

A universidade federal do oeste do Pará tem como meta para 2016 a ampliação das atividades desenvolvidas na região do Tapajós. Para Itaituba a previsão é a construção do campus que já está em obras ao lado o IFPA no bairro Maria Madalena. A construtora deve entregar a obra em meados de 2017. 
Mas enquanto o campus não é entregue, a instituição planeja ofertar pelo menos dois cursos ao publico já no inicio do ano que vem. Serão duas turmas de 40 acadêmicos cada, os cursos serão escolhidos de acordo com a necessidade local.
Um grupo de caminhoneiros realiza um protesto fechando os dois sentidos de um trecho da rodovia BR-230, a Transamazônica, em Itaituba, sudoeste paraense, desde a noite do último domingo (27).
O trânsito está parado no local e homens da Polícia Militar de Santarém tentam negociar com os manifestantes. A categoria é contra o fechamento de uma estrada que servia de atalho para um porto de descarregamento da região.  Segundo eles, sem esse atalho a viagem fica mais longa e consequentemente gera um maior custo.
Os caminhoneiros dizem que só vão sair do local depois que as autoridades encontrarem uma solução.  
fonte: orm news 
Itaituba (Foto: Divulgação/MPE)Itaituba tem problemas constantes com o
fornecimento de energia elétrica
(Foto: Divulgação/MPE)
A Justiça do Pará deferiu o pedido feito em Ação Civil Pública do Ministério Público do Pará, em Itaituba, no sudeste do Pará, contra as Centrais Elétricas do Pará (Celpa). De acordo com informações divulgadas pelo MPE nesta segunda-feira (28), a concessionária de energia tem o prazo de 15 dias para adotar as providências necessárias para evitar falhas ou interrupções do fornecimento de energia elétrica no distrito de Bela Vista do Caracol, zona rural do município de Itaituba, dentro dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Um soldado do 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC), identificado como Tiago dos Santos Bentes, de 19 anos, morreu no domingo (27), após ser atingido por uma descarga elétrica no Destacamento Igarapé Preto (DIP), localizado no KM 174, da BR-163, em Placas, oeste do Pará.
De acordo com o 8º BEC, a descarga elétrica ocorreu em um transformador de energia que fica em frente ao DIP.
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), está com inscrições abertas para o Mestrado Acadêmico em Educação. Ao todo, são 25 vagas, divididas em duas linhas de pesquisa. O edital com as normas do processo de seleção e admissão está disponível no site da instituição.
De acordo com a Ufopa, são 12 vagas para a linha de pesquisa 1, “História, política e gestão educacional na Amazônia” e 13 vagas para a linha de pesquisa 2, “Práticas educativas, linguagens e tecnologias”.