Na manhã desta quinta feira, 15 de outubro, a estrada do Bis foi liberada pelos índios que estavam acampados desde terça feira, 13, no local.
A decisão para a liberação da estrada aconteceu na noite de quarta feira, 14, em uma reunião realizada na estrada com os empresários e os indígenas que reivindicam o asfaltamento imediato da via. Depois da interdição na terça feira foi publicado no diário oficial do estado na quarta feira o edital de licitação para o asfaltamento da estrada. Como têm que se seguir todos tramites legais para obra os manifestantes decidiram liberar a estrada.
No próximo sábado (18), à meia-noite, milhões de brasileiros terão que adiantar os relógios em uma hora. É o início da temporada 2015/2016 do horário de verão nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, Espírito Santo,de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. O principal objetivo da medida é, segundo o Operadoru. Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução da demanda no período de ponta, entre as 18h e as 21h. A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia.
Ministro Helder Barbalho
Ministro Helder Barbalho
O ministro de Estado Chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República, Helder Barbalho confirmou para o próximo dia 26 deste mês, o lançamento do primeiro bloco de licitação de áreas de concessão de portos para o País, onde Vila do Conde estará entre elas. “Teremos ainda um novo bloco de licitação para este ano para atender quatro áreas no Pará, sendo uma em Santarém e três em Outeiro. Essas ações são fundamentais para o fortalecimento logístico e para o desenvolvimento econômico. O Brasil já esperava há muito tempo por isso”, disse Helder.