Um cadáver aparentando ser do sexo feminino foi encontrado, no início da manhã desta quarta-feira (04), em um terreno localizado entre os bairros de São Toé e Valmirlândia, zona periférica de Itaituba, Oeste do Estado. O corpo foi encontrado por um adolescente, que, ao deparar com a cena macabra, saiu desesperado do local. A PM foi acioinada através do número de emergência policial (190) e a guarnição do sargento Luis Fabiano foi até o local, onde foi confirmada a informação. "Trata-se de um cadáver, aparentemente de uma mulher de estatura mediana. Não há possibilidade de ser identificado o corpo em vista de estar em avançado estado de decomposição", disse o sargento Fabiano.
Foram empossados ontem os membros do conselho municipal de segurança publica. O conselho reúne membros de órgãos públicos e membros da sociedade civil organizada.
o conselho municipal de segurança publica foi criado através de decreto municipal assinado pela prefeita Eliene Nunes. Os membros são indicados por entidades de associações e tem cadeira cativa membros de órgãos públicos de segurança , como policia, transito e exercito.
o conselho foi criado por sugestão do ministério publico estadual, que cumpre uma meta estabelecida no planejamento anual da órgão. Para a promotora que  buscou a criação do conselho esta é uma conquista para a sociedade itaitubense.
Por: Luiz Fernando Sadeck dos Santos (Peninha) Toda semana há boatos de mudanças na politica de Itaituba. Façamos então uma analise do atual contexto político em relação aos últimos acontecimentos, do que tem sido hoje e do que poderá acontecer nos próximos dias. 

Valmir Climaco será o candidato do PMDB. Para vice cogita-se o nome de Suely Aguiar, a mesma que foi vice em sua chapa em 2012, que perdeu para Eliene Nunes. Não deverá nesta eleição, Suely ser a vice. Já que, um nome forte e de ganho politico é o do filho do ex-prefeito Roselito Soares, o conhecido Litinho.
Praia do Meio, com Miritituba ao fundo
Foto: JParente
 O Rio Tapajós alcançou no final da tarde de hoje, seu segundo mais baixo nível desde o ano 2000, de acordo com os registros do observador pluviométrico Raimundo Nonato Figueira de Sousa, o Pezão.

A régua de medição estava às 17h00 de hoje em 1,78 m, contra 2,63 m na mesma data do ano passado, ano em que a menor medida do rio foi de 2,53 m.
Como se vê o barco da parte superior do hidroviário
Foto: JParente

Do ano 2000 para cá, somente na estiagem de 2010 o rio esteve mais baixo, tendo atingido a cota de 1,32 m, estando portanto, hoje, 46 centímetros acima da menor medição daquele ano.

Em relação ao ano passado, a vazante de 2015 está 85 centímetros mais baixo do que em 3 de novembro de 2014.

Ano passado o nível do Tapajós começou a subir no dia 6 de novembro.

Já no ano de 2010, ano da maior vazante deste século, o rio começou a subir seu nível no dia 23 de outubro.
De ontem, 02/11, para hoje foram três motos recuperadas pela Polícia militar e apresentadas na 19ª de Itaituba. Duas produto de roubo e a outra sendo usada por ladrões para praticarem roubos. Mas o que é pior? O caso das duas motos roubadas ou o caso da moto que estava sendo usada por ladrões em assaltos.

PT, Ética, relator da cassação
Zé Geraldo, à esq., entre os 3 sorteados

O parlamentar paraense Zé Geraldo (PT) pode ser o relator, na Conselho de Ética daCâmara dos Deputados, do pedido de cassação do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB). A informação é da Folha de S. Paulo.
Ele foi um dos 3 deputados sorteados hoje à tarde (3) para relatar o caso.
Os outros dois foram Vinicius Gurgel (PR-AP) e Fausto Pinato (PRB-SP).
Caberá ao presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA), escolher um dos três para relatar o processo.

itaituba, ICMS arrecadado

Em plena crise econômica, a arrecadação de ICMS ((Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) em Itaituba (foto), de janeiro a setembro deste ano, já superou o total arrecadado no mesmo período no ano passado.
Os dados são da Cerat (Coordenação Executiva Regional de Administração) em Santarém, uma espécie de Regional da Sefa (Secretaria de Estado de Fazenda) nas regiões do Baixo Amazonas e Tapajós – e que engloba 19 municípios.
O governo estadual arrecadou no município itaitubense o total de R$ 16.018.510,44. Ou seja, 15% a mais do que os primeiros 9 meses de 2014.
Funcionários da Adepará entram em greve
Funcionários da Adepará entram em greve
Os servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) entram em greve por tempo indeterminado, a partir de meia-noite de hoje, em protesto contra a falta de pagamento da gratificação prêmio produtividade. O benefício faz parte do plano de carreira dos servidores do Estado, tornado lei em 2014 e que deveria ter entrado em vigor em abril deste ano.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Setor Agropecuário e Fundiário do Pará (STAFPA), em assembleia-geral realizada no dia 7 de outubro passado, a categoria decidiu aguardar uma manifestação do governo de Simão Jatene sobre uma possível negociação, mas não houve contato desde então. “Estamos esperando a negociação desde abril, mas, infelizmente, o governador não cumpre o seu papel e não nos restou outra alternativa que não seja a greve geral”, informa o presidente do STAFPA, Otoniel Chagas.