A empresa responsável pela reconstrução da delegacia da mulher de Itaituba já concluiu o serviço. O prédio já foi entregue direção da superintendência da policia civil do Tapajós e deve ser inaugurado ainda este mês.
A delegacia especializada ao atendimento a mulher foi totalmente  reconstruída. O prédio ganhou um aspecto bem diferente do que era visto há alguns meses atrás, quando haviam infiltrações, rachaduras e estrutura danificada pela ação do tempo . A reforma foi concluída esta semana e o prédio esta pronto para receber a nova mobília e o serviço de informatização para acolher a equipe plantonista e entrar em funcionamento definitivo.     
De acordo com a delegada da mulher o investimento é fruto de muita reivindicação por um espaço confortável e humanizado para atender as mulheres vitimas de violência. Ela esclarece que este investimento irá favorecer o trabalho da DEAM.
De acordo com a delgada o desafio agora é montar a equipe de atendimento, já que o efetivo é notoriamente reduzido.  “este será outro momento de reivindicação junto às autoridades do estado”, diz a delegada.
Exemplar do Brynocops munduruku. Foto Silva-Oliveira, Canto e Ribeiro, 2015.
Exemplar do Brynocops munduruku. Foto Silva-Oliveira, Canto e Ribeiro, 2015.
Professores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) descobriram uma nova espécie de peixe, denominada Bryconops munduruku, em um igarapé situado na Floresta Nacional do Tapajós. De pequeno porte, a nova espécie foi encontrada no igarapé Açu, pertencente à bacia do rio Tapajós, próximo ao município de Aveiro (PA). A descoberta foi publicada, por meio de artigo científico, na edição de maio do jornal internacional Zootaxa, publicação referência em taxonomia animal.
Policias Militares destacados em Aveiro, subtenente Jaires, cb Odirley, sds Da Silva, Rochinesk e investigador da Polícia Civil Antônio, deram cumprimento ao mandado de prisão expedido contra Elton Danilo Chagas Cardoso, 25 anos, acusado de participar do homicídio do nacional conhecido por Moisés da Silva Chen no município de Aveiro. O acusado estava na comunidade de Trairinha a 20 km de Brasília Legal há alguns dias. 
≤≥ Blog RPI

A Secretaria de Estado de Administração do Pará (SEAD) informa que houve mudança na data de realização das provas discursivas e objetivas do concurso do Corpo de Bombeiros (edital 01/2015) que seriam realizadas no dia 17 de janeiro de 2016.

A nova data de realização do certame será no dia 24 de janeiro de 2016, já que a data anterior coincidia com a data de realização da prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e muitos candidatos enviaram solicitações à instituição realizadora do concurso, Consultoria e Planejamento em Administração Pública - Consulplan, pedindo a alteração da data da prova.
Assentamentos PA Ituqui, em Santarém e PA Areia, entre Itaituba e Trairão, voltam à gestão do Incra
Foto–Assentamento Ituqui, em Santarém

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) retomou a gestão de dois assentamentos no Oeste do Pará: PA Ituqui, município de Santarém, e PA Areia, localizado em área que compreende dois municípios: Itaituba e Trairão. A medida é consequência da anulação da consolidação desses dois projetos, decisão tomada pelo Comitê de Decisão Regional (CDR) da Superintendência do Incra Oeste do Pará.
R$ 3,5 bilhões. Esse o valor que o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou que será injetado na economia paraense com o pagamento do 13º salário. O prazo máximo para o pagamento da primeira parcela deve ser feito pelas empresas até o dia 30 de novembro. A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (11).
Embarcação foi a pique no rio Tapajós
Embarcação foi a pique no rio Tapajós (Foto: Ipham)
A seca que atingiu a região oeste do Pará no segundo semestre deste ano, resultando na formação de centenas de bancos de areia nos rios Tapajós, Amazonas, Arapiuns e Curua-Una, pode ter contribuído para dois acidentes que aconteceram em menos de dez dias, envolvendo um barco de pequeno porte e um navio cargueiro, em Santarém, de acordo com a Marinha do Brasil.
No dia 27 de outubro, o Navio Mercante Nilos, oriundo de Malta, país da Europa, encalhou em um dos canais do rio Amazonas, na Ilha de Patacho, distante 55 quilômetros de Santarém. Segundo a Capitania Fluvial de Santarém, a seca que atinge o rio pode ter sido a causa do acidente.