A usina hidrelétrica de Belo Monte iniciou na quarta-feira (20) a geração comercial de energia elétrica. Com o início da operação o Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia elétrica passa a contar com mais 611,11 MW.
A primeira turbina a gerar energia comercialmente em Belo Monte está instalada na casa de força principal da hidrelétrica. No mesmo local estão em fase de montagem mais 17 turbinas, que serão acionadas gradativamente até 2019, quando a usina estará funcionando com 100% da capacidade. 
marcos
Marcos Paulo se entregou para Polícia
Em Itaituba, oeste do Pará, a Polícia Civil investiga o assassinato de dois homens em uma embosca, na vicinal do garimpo Sudário, na região garimpeira do Município. Uma terceira pessoa conseguiu escapar dos assassinos, e se entregou para Polícia.
De acordo com informações, o duplo homicídio é a consequência de um grande assalto ocorrido em uma fazenda. Marcos Paulo Costa, que se entregou a PM, tem mandado de prisão por ser o principal suspeito do roubo que rendeu valor aproximado de um milhão de reais entre joias, dinheiro e ouro. Um dos mortos, Adriano Rodrigues da Silva, também estava com mandado de prisão pelo mesmo roubo. Os dois haviam sido presos poucos dias depois do roubo, mas foram liberados e fugiram para a área garimpeira.
Autoridades participaram de audiência pública
Autoridades participaram de audiência pública
A conclusão foi feita em audiência pública realizada na semana passada, na Câmara Municipal de Itaituba, quando o representante do governo do Estado, através da SEVOP, esteve presente. O engenheiro Paulo Henrique, responsável pela fiscalização da obra de construção do Hospital Regional do Tapajós em Itaituba, disse que tecnicamente a obra não está parada, mas na engenharia sim.
A audiência pública contou com a presença da representante do Ministério Público, Dra. Daliana Viana; deputado estadual Eraldo Pimenta; Patrick Pinto, presidente do CDL; Abel Sá, reitor da FAI; Ana Maria Pedroso, Conselho Municipal de Saúde de Itaituba; João Eudes Gomes de Souza, presidente da FETRACOM; Raimundo Assis Vilhena, engenheiro da SEPA; Raimundo Macedo, representante do Conselho Estadual de Saúde;  Paulo Henrique, engenheiro responsável pela fiscalização da SEVOP, vereadores Orismar Gomes, Isaac Dias, Iamax Aguiar e Dadinho Caminhoneiro.